Quais projetos podem ser desenvolvidos nas instituições da Educação Não-Formal?
2 resposta(s)
Mirian Pavanelli Couto
Há mais de um mês
Entende-se como projeto social o conjunto de valores, crenças, propostas e diretrizes que explicam e organizam a práxis de um movimento, grupo ou organização social.
Este conjunto de idéias revela a opção política do grupo através de sua forma de conhecer e atuar socialmente de forma concreta, de determinar suas metas, objetivos e estratégias devendo ser extraído e compartilhado pelo coletivo (GOHN, 2005).
A Organização não Governamental – ONG – é definida como uma organização que não seja parte do governo, nem tenha sido fundada pelo Estado, dispondo de autonomia administrativa e atuando sem fins lucrativos em áreas específicas, como as de natureza social, cultural e com objetivos essencialmente não comerciais. Parte de seus recursos tem origem privada. Geralmente é associada à Organização das Nações Unidas.
Gohn (2008), ao estudar a educação não-formal, desenvolvida junto a grupos sociais organizados ou movimentos sociais, chama nossa atenção para as questões das metodologias e modos de funcionamento, por ser um dos aspectos mais relevantes do processo de aprendizagem, mas lembra que é preciso aprofundar as pesquisas ao redor dos movimentos sociais e seus processos de encaminhamento.
Alice R. M
Há mais de um mês