A maior rede de estudos do Brasil

hgfhj

O ensino de filosofia para crianças teve início na década de setenta com o filósofo americano Mathew Lipman. Para este filósofo, as crianças possuem uma capacidade inquiridora que se assemelha àquela do filósofo no sentido tradicional, que vislumbra a eterna novidade do mundo. Os "porquês" das crianças poderiam dar espaço a um verdadeiro debate filosófico. A metodologia indicada e desenvolvida por Lipman e seus adeptos consiste em:

a) Transformar a sala de aula em comunidade de investigação, onde os alunos, através da orientação dos professores, procuram captar o significado de termos universais já presentes no discurso cotidiano. Para tanto, deve-se usar o método dialógico ao estilo socrático.

b) Utilizar frequentemente, as fábulas de Isopo e a literatura infantil para o desenvolvimento do mundo imaginário, com a finalidade de superar a visão pragmática da aprendizagem.

c) Transformar os alunos em mentes brilhantes capazes de resolver questões lógicas através de leituras de obras como o Organon, de Aristóteles, e a Crítica da razão pura, de Kant.

d) Transformar a sala de aula em uma ambiente de silêncio, onde os alunos aprendem a ouvir as mais belas histórias sobre as grandes realizações dos adultos.

Filosofia

UNINTER


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?