A maior rede de estudos do Brasil

~RELAÇÃO COGNIÇÃO E LINGUAGEM

Fonoaudiologia

Biológicas / Saúde


2 resposta(s)

User badge image

Alexssandra Katherine

Há mais de um mês

  • Linguagem é a função cerebral que utilizam elementos verbais, orais e gráficos para a comunicação humana (ORTIZ 2005).
  • A comunicação humana na forma do comportamento da fala e da linguagem depende diretamente dos processos que ocorrem no sistema nervoso (MURDOCH, 1997).
  • Portanto, o conhecimento da estrutura básica e o funcionamento do sistema nervoso humano são pré-requisitos essenciais para que o terapeuta da fala e da linguagem entenda as bases anatômicas, fisiológicas e patológicas das desordens da comunicação humana.
  • O Sistema nervoso possui uma organização de estruturas extremamente complexa, servindo principalmente como sistema regulador e integrador do corpo. Ele recebe estímulos dos ambientes internos e externos do indivíduo, interpretando e integrando as informações e selecionando ou iniciando as respostas apropriadas para o mesmo (MURDOCH, 1997).


Imagine este processo no contexto de uma conversa entre duas pessoas ...

Compressão e Expressão oral das palavras:

As palavras ditas por um participante, na forma de ondas sonoras, são detectas por receptores no ouvido interno do segundo participante, e transmitidas por caminhos auditivos ao córtex cerebral, onde são percebidos e interpretados. A resposta à mensagem verbal é formulada nos centros de linguagem do cérebro, e então enviada para as áreas do cérebro para execução. Os impulsos nervosos das áreas motoras seguem para os músculos do mecanismo da fala, onde há a produção da resposta verbal da segunda pessoa.

Mecanismo da fala:

A fala é produzida pela contração dos músculos de seu mecanismo, que incluem os músculos dos lábios, maxilares, língua, palato, faringe e laringe, bem como dos músculos da respiração. Essas contrações musculares, por sua vez, são controladas por impulsos nervosos que descem das áreas motoras do cérebro para o nível do tronco cerebral e da medula espinhal, e então saem para o músculo do mecanismo da fala através de vários nervos que se situam na base do cérebro ou da medula espinhal (MURDOCH, 1997).


Espero ter ajudado !

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes