Os maiores de 16 anos que ainda não atingiram a maioridade são considerados relativamente incapazes quanto à responsabilidade criminal?
4 resposta(s)
Karina Cruz
Há mais de um mês
nao, dentro do ECA tem as medidas a serem adotadas para que os mesmos possam ser responsabilizados com medidas socioeducativas.
Camille Milly
Há mais de um mês
São elencados como absolutamente incapazes pelo artigo 3º do Código vigente: I - os menores de 16 anos; II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil; e III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
Não houve alteração no que diz respeito ao inciso I, mantendo-se a idade de 16 anos como parâmetro para a incapacidade. O legislador continuou a entender que o menor de 16 anos de idade não tem discernimento necessário para praticar por si só os atos da vida civil, não tendo, portanto, capacidade de fato. Entretanto, como tem capacidade de direito - adquirida do nascimento com vida – a lei indica pessoas que agem em nome do incapaz para suprir esta incapacidade: os representantes legais.

Jacqueline Rodrigues Paiva
Há mais de um mês
Sim, entre 16 e 18 anos.