A cavidade nasal na realidade são duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.
Os seios paranasais são cavidades ou túneis pequenos. Eles são denominados paranasais, porque estão localizados em torno ou próximos do nariz.A cavidade nasal na realidade são duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.
Os seios paranasais são cavidades ou túneis pequenos. Eles são denominados paranasais, porque estão localizados em torno ou próximos do nariz.
A mucosa é continua com a da cavidade nasal, apresentando epitélio respiratório (epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes) com um tecido conjuntivo extremamente vascularizado adjacente a esse epitélio. Essa continuidade da mucosa é relevante em casos de reações alérgicas, edema de mucosa e infecções de cavidade nasal, uma vez que podem se proliferar para os seios paranasais.