Buscar

Diante dessas informações, como você avalia as transações ocorridas na empresa?

O desafio apresentado trata de duas farmácias cujos sócios são primos, a empresa W e a empresa Y.

• A farmácia W é proprietária de um imóvel avaliado em R$ 850.000,00.

• A empresa Y tinha a intenção de adquirir o imóvel e possuía em suas aplicações financeiras o valor suficiente para a aquisição, e assim firmou-se contrato de compra e venda entre ambas.

No entanto, por perceberem que teriam que pagar o ITBI (Imposto Municipal sobre a Transmissão de Bens Imóveis), resolveram cancelar o contrato. Como as empresas não queriam se sujeitar à incidência do ITBI, resolveram deixar de lado a compra e a venda do imóvel e realizaram uma fusão. A farmácia W se uniu com a farmácia Y, surgindo a empresa WY.

Com o passar de algumas semanas, as duas empresas realizaram uma cisão, voltando à situação em que estavam anteriormente: farmácia Y e farmácia W. Cabe ressaltar que o imóvel passou para a empresa Y, e a empresa W passou a ter R$ 850.000,00 no seu caixa, uma vez que em operações societárias a transferência de imóveis é isenta de pagamento do ITBI.

Diante dessas informações, como você avalia as transações ocorridas na empresa? Trata-se de uma elisão ou uma evasão fiscal? Apresente argumentos para justificar sua resposta.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais