A maior rede de estudos do Brasil

economia

Podemos definir moeda como um instrumento de intermediação de transações econômicas e que é aceito por todos. É o Banco Central que tem a função básica de controlar a oferta de moeda e, para isso, utiliza alguns instrumentos de política monetária: controle da emissão de moeda; depósitos compulsórios; Open market; política de redescontos e regulação e controle de crédito. Com relação a estes instrumentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 


(    ) Open market são operações de mercado aberto que correspondem às compras e vendas de títulos governamentais, realizadas pelo Banco Central, no mercado de capitais. Ao comprar títulos, o Banco Central "injeta" moeda na economia. Ao vender títulos, ele "retira" moeda da economia.  

(    ) Depósitos compulsórios são empréstimos que o Banco Central oferece aos bancos comerciais para socorrê-los em eventuais problemas de liquidez. O objetivo é manter o Sistema Financeiro Nacional sólido e com credibilidade.

(    ) Política de Redescontos constitui-se em uma parcela dos depósitos que bancos comerciais precisam colocar à disposição do Banco Central. Se o Banco Central desejar diminuir os meios de pagamento, basta aumentar a taxa de redesconto aplicada aos bancos comerciais.

(    ) O Banco Central tem monopólio para emitir moeda. Assim, compete a ele manter em circulação o volume necessário para que a economia tenha um desempenho equilibrado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


1 resposta(s)

User badge image

Julio Cesar Lopes Borges

Há mais de um mês

A moeda é um construto social. O valor depositado nela é fictício.

A moeda é um construto social. O valor depositado nela é fictício.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes