economia
Podemos definir moeda como um instrumento de intermediação de transações econômicas e que é aceito por todos. É o Banco Central que tem a função básica de controlar a oferta de moeda e, para isso, utiliza alguns instrumentos de política monetária: controle da emissão de moeda; depósitos compulsórios; Open market; política de redescontos e regulação e controle de crédito. Com relação a estes instrumentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Open market são operações de mercado aberto que correspondem às compras e vendas de títulos governamentais, realizadas pelo Banco Central, no mercado de capitais. Ao comprar títulos, o Banco Central "injeta" moeda na economia. Ao vender títulos, ele "retira" moeda da economia.
( ) Depósitos compulsórios são empréstimos que o Banco Central oferece aos bancos comerciais para socorrê-los em eventuais problemas de liquidez. O objetivo é manter o Sistema Financeiro Nacional sólido e com credibilidade.
( ) Política de Redescontos constitui-se em uma parcela dos depósitos que bancos comerciais precisam colocar à disposição do Banco Central. Se o Banco Central desejar diminuir os meios de pagamento, basta aumentar a taxa de redesconto aplicada aos bancos comerciais.
( ) O Banco Central tem monopólio para emitir moeda. Assim, compete a ele manter em circulação o volume necessário para que a economia tenha um desempenho equilibrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
1 resposta(s)
Julio Cesar Lopes Borges
Há mais de um mês
A moeda é um construto social. O valor depositado nela é fictício.