A maior rede de estudos do Brasil

Analise o seguinte fragmento de texto:



Disciplina(s):

Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias

Data de início: 16/07/2020 17:22 Prazo máximo entrega: - Data de entrega: 16/07/2020 18:58

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.

O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.

Questão 1/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento de texto a seguir:


“A linguagem tem, pois, independente da forma que escolhemos, uma função comunicativa”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 23.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa correta acerca da compreensão do conceito e da funcionalidade da linguagem:

Nota: 10.0

AA linguagem apresenta diversos objetivos, entre eles o de comunicar.

BA linguagem somente se dá por signos convencionais e gráficos.

CA linguagem é qualquer meio capaz de veicular ideias ou sentimentos por meio dos signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais e outros.

Você acertou!

Comentário: Não há diversos objetivos estabelecidos para a linguagem, dessa maneira, ela ocorrerá por qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. A linguagem possui um único objetivo, o qual é o comunicar (livro-base, p. 20).

DA linguagem apresenta um único objetivo: o de encantar o outro.

EA linguagem é um meio capaz de expressar somente ideias sonoras.

Questão 2/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento do texto a seguir:


“A escolha entre um ou outro método em nosso país é decorrente das concepções teóricas em destaque em um determinado tempo histórico”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 56.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de um educador escolher um método fixo para o processo de alfabetização e letramento:

Nota: 10.0

ACompreende a alfabetização como a sistematização de sons e grafias.

Você acertou!

Comentário: Os métodos alfabetizadores utilizados por anos em nosso país diferenciam entre si. A escolha de um método ou outro embasa as correntes teóricas que se seguem. Ao educador, o simples fato de optar por um método para alfabetizar, seja ele analítico, sintético ou misto, resulta numa escolha que vem acompanhada da convicção de que alfabetizar é sistematizar sons e grafias. Essa sistematização pode ser feita indiferentemente com letras, sílabas ou palavras-chave, pois de nada adianta a ação se prevalece a ideia de decodificação (livro-base, p. 57).

BCompreende a alfabetização como um processo livre.

CCompreende a alfabetização como uma junção do processo mecânico e aberto.

DCompreende a alfabetização como uma sistematização das grafias.

ECompreende a alfabetização como um processo de sistematização oral.

Questão 3/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento de texto abaixo:


“O conhecimento, na sua origem, não vem dos objetos nem do sujeito, mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos (Piaget, citado por Seber, 1997, p.60)”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 24.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa correta acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, segundo Piaget:

Nota: 10.0

APiaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é algo pronto e disponível para o sujeito.

BPiaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.

Você acertou!

Comentário: Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para ele, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo. Para Piaget, não há aprendizagem sem a experiência. Piaget acreditava na experiência como aprendizagem, na interação entre o mundo, sujeitos e objetos (livro-base, p. 23, 24).

CPara Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela.

DPiaget acreditava nas construções do conhecimento por meio da memorização e repetição o que favorecia o processo de alfabetização da criança.

EPara Piaget o conhecimento é determinado pelo mundo e cabe à criança assimilar o que lhe é oferecido.

Questão 4/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia os fragmentos do texto a seguir:


“O homem é um ser social e histórico. Transforma o meio e é por ele transformado. Estabelece relações com o mundo servindo-se de mediações presentes nele e no seu grupo sociocultural. Constrói sua individualidade a partir da interação com o outro”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 32 e 33.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente as vertentes dos trabalhos de alfabetização a partir do pensamento do Vygotsky:

Nota: 10.0

AInteração, escrita e zona de desenvolvimento proximal.

BLinguagem, leitura e oralidade.

CZona de desenvolvimento proximal, interação e oralidade.

DOralidade, leitura e interação.

EInteração, linguagem e zona de desenvolvimento proximal. 

Você acertou!

Comentário: Para traçarmos um paralelo com as práticas diárias dos professores alfabetizadores, relacionando o pensamento de Vygotsky, é preciso trabalhar com as vertentes de interação, linguagem e zona de desenvolvimento proximal. A teoria de Vygotsky afirma ser determinante para o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos dos indivíduos a relação deles com outras pessoas, principalmente a função da linguagem (livro-base, p. 31).

Questão 5/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento do texto:


“É importante salientar que cada método de alfabetização se constrói com base em duas concepções: quanto ao que é linguagem e a forma como a criança aprende”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 56.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que  conceitua corretamente métodos analíticos alfabetizadores e suas funcionalidades:

Nota: 0.0

ASão aqueles que iniciam o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história.

Comentário: Os métodos alfabetizadores “analíticos” iniciam o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história – que apresenta uma palavra-chave, o que desencadeará o estudo das letras e dos sons que compõem a palavra escolhida. A alfabetização, nesse caso, estará completa quando a criança conhecer e reconhecer as famílias silábica (termo utilizado para definir todas as possíveis junções de consoantes e vogais do nosso alfabeto) para poder escrever tudo o que quiser ou, nesse contexto, o que a escola quiser que ela escreva (livro-base, p. 57).

BSão aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso palavras e frases.

CNesses métodos a criança é considerada alfabetizada a partir do momento em que lê um texto com boa entonação e dicção.

DA alfabetização se relaciona diretamente ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.

EComo exemplos dos métodos analíticos podemos citar os silábicos e fonéticos.

Questão 6/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento de texto a seguir:


"As primeiras Cartilhas traziam o método sintético, principalmente a soletração e silabação. O ensino priorizava que, para aprender a ler, a criança deveria conhecer primeiro o nome a grafia de todas as letras, para depois juntar essas letras em sílabas e conhecer os sons [...]."

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p.58.

Segundo o fragmento de texto e os demais conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético:

Nota: 10.0

AO letramento.

BAs palavras.

CO som.

DAs letras isoladas.

EA decodificação.

Você acertou!

Comentário: Esta é a alternativa correta, pois o método baseia-se na fragmentação em sílabas, portanto, sua prioridade é a decodificação. Conforme o exemplo apresentado no livro-base, o qual apresenta uma cartilha que priorizava o método sintético, é possível ter "uma dimensão do que era prioridade nesse método: a questão da decodificação" (livro-base, p. 59).

Questão 7/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento de texto a seguir:


“Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de símbolos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, etc”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 19.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que exemplifica corretamente a linguagem não verbal:

Nota: 10.0

ALetras de músicas.

BPlacas de trânsito.

Você acertou!

Comentário: Na linguagem não verbal, é possível sua compreensão, mesmo sem apropriar-se da escrita e da leitura. A ausência da linguagem escrita não impede a compreensão da mensagem. A linguagem tem, pois, independente da forma que acolhemos, uma função comunicativa. Como exemplos clássicos, aponta-se as placas de trânsito e símbolos gráficos como os pertinentes aos assentos preferenciais presentes nos transportes coletivos. Dessa maneira, as alternativas que contemplam as letras de músicas, lista de compras, cartas de amor e e-mails, não se referem a exemplos de linguagem não verbal (livro-base, p. 22).

CLista de compras.

DCartas de amor.

EE-mails.

Questão 8/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o texto:


“Para ser alfabetizador, é fundamental reconhecer que a aprendizagem da leitura e da escrita tem uma função social e cultural”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 100.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de atividades que contemplam a apropriação do sistema de escrita e leitura, de acordo com o princípio do letramento:

Nota: 0.0

AUtilização do dicionário e outras atividades que contemplem a leitura do professor para os alunos em processo de alfabetização. 

Comentário: As atividades utilizando o dicionário, inclusive os temáticos, servem para tirar dúvidas sobre a escrita de uma palavra – ortografia, bem como esclarecer os significados de termos desconhecidos. Dicionários também servem para pesquisar outros significados de uma palavra já conhecida, ou para descobrir coisas a respeito de determinadas palavras. As atividades onde o professor leia para as crianças, ou até mesmo inicie a leitura e passe aos outros alunos da sala, valoriza e incentiva a leitura em sala de aula (livro-base, p. 102).

BProdução de textos e leitura individual.

CEstímulos a oralidade, como músicas e teatro e leitura coletiva.

DLeitura coletiva e produção de textos.

EUtilização do dicionário e produção de textos.

Questão 9/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o texto:


“O desenvolvimento da oralidade não se dá num único momento da sala de aula, e sim, a todo o momento. Por isso, o professor deve estar atento e possibilitar que as crianças partilhem suas ideias, justifiquem suas escolhas e, assim, possam desenvolver cada vez mais sua oralidade”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 105.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente a importância de o professor alfabetizador desenvolver atividades que estimulem a oralidade:

Nota: 10.0

AÉ importante realizar atividades de oralidade para depreciar a cultura local.

BSão importantes as atividades de oralidade para que o educando interaja e deixe a timidez de lado.

CÉ importante realizar atividades de oralidade para valorizar sua cultura e ter valorizada a sua linguagem.

Você acertou!

Comentário: Nem tudo no trabalho de alfabetização diz respeito somente à leitura e à escrita. É importante o desenvolvimento de atividades de oralidade, em que a criança possa ler em voz alta e posteriormente falar com os outros sobre o que leu, de forma a valorizar sua cultura e ter valorizada sua linguagem, aprender a falar em público, contando suas preferências, suas opções etc. o desenvolvimento da oralidade não se dá num único momento da sala de aula, e sim, a todo o momento. Por isso, o professor deve estar atento e possibilitar que as crianças partilhem suas ideias, justifiquem suas escolhas e, assim, possam desenvolver cada vez mais sua oralidade (livro-base, p. 104 e 105).

DÉ importante para elevar a autoestima dos educandos.

EÉ importante para enaltecer a cultura e o processo de escrita.

Questão 10/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias


Leia o fragmento de texto a seguir:


“[...] o aprendizado das técnicas e a função social da leitura e da escrita [...] são dois processos diferentes, que ocorrem dissociados um do outro, mas que são igualmente importantes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 69.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que representa o conceito de sistematização corretamente:

Nota: 10.0

AÉ o ato de ensinar às crianças a relação entre a escrita e o som, sua decifração e regras ortográficas, tendo a mão trabalhos que explorem textos reais.

Você acertou!

Comentário: A sistematização é o ato de ensinar às crianças as chaves da decifração, das regras ortográficas, da relação entre a escrita e o som. O que se tem de cuidar é que a forma com que isso será feito requer que o professor ofereça a seus alunos textos reais, como contas, cartas, contos e outros tantos tipos de texto que podem compor um repertório (livro-base, p. 70).

BÉ o ato de ensinar às crianças a parte gramatical da língua, trabalhando sempre com textos técnicos e direcionados para as regras gramaticais.

CÉ o ato de ensinar às crianças a percepção e relevância dos fonemas. Trabalho realizado com identificação das sílabas por meio da sonorização.

DÉ o ato de ensinar às crianças a percepção e relevância dos grafemas.

EÉ o ato de ensinar às crianças a relação entre fonemas e grafemas, sua decifração, explorando textos técnicos.



1 resposta(s)

User badge image

Dyego Filho

Há mais de um mês

quero aber tbm

quero aber tbm

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes