Já na barganha integradora, as partes percebem que são capazes de aumentar o total de recursos que lhes foi disponibilizado
Já na barganha integradora, as partes percebem que são capazes de aumentar o total de recursos que lhes foi disponibilizado e, em consenso, tentam chegar a uma solução criativa, encaminhando-se para a solução do conflito.
Percebe-se que, nos dois tipos de solução de conflitos apresentados, há conceitos importantes a serem considerados, principalmente se considerarmos as expectativas para o século XXI, que pressupõe a existência de uma sociedade mais justa e igualitária, com respeito à diversidade e à condição humana, de maneira geral.
Com base no texto acima, faça o que se pede nos itens abaixo.
a)Identifique e descreva os dois conceitos relevantes, apresentados nos tipos de negociação – distributiva e barganha integradora, explicitando o papel de cada um no contexto organizacional.
b)Avalie os tipos de negociação e apresente um juízo de valor – qual o mais importante? Por quê? Fundamente sua opinião.
2 resposta(s)
Denifer Rafael
Há mais de um mês
A) Negociação distributiva
É aquela em que as partes competem pela distribuição de um valor fixo. A questão-chave é: quem vai ficar com o valor maior? Nesse tipo de negociação, um lado ganha à custa do outro.
Na negociação distributiva, tudo o que importa é conseguir obter mais vantagem. Pense em um bolo saindo do forno e várias pessoas com fome. Todos querem obter o maior pedaço e precisarão negociar quanto a isso.
Dicas para negociações distributivas:
- A primeira oferta pode ser uma âncora psicológica capaz de definir o resultado da negociação. Se você, por exemplo, começar oferecendo quase todo o desconto possível, estará descartando a oportunidade de vender pelo valor cheio – e também não poderá oferecer muito mais concessões. Por isso, é preciso começar na medida certa.