Buscar

O Método das Partidas dobradas que é de uso universal

O Método das Partidas dobradas que é de uso universal e foi divulgado pelo frade franciscano Lucas Pacioli, no século XV, consiste no lançamento dos eventos contábeis de tal forma que haja equilíbrio no total dos valores lançados, ou seja, o valor que lançamos a Débito, deve corresponder ao mesmo valor que lançamos a Crédito. Para tanto, diz-se que podem ter lançamentos de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª fórmula. Sobre o tipo de lançamento a seguir, assinale a alternativa CORRETA: 


D - Fornecedores - Empresa Comercial ACME (Passivo Circulante) - R$2.000,00

C - Banco ACME do Brasil (Ativo Circulante) - R$2.000,00

💡 1 Resposta

User badge image

Pedro da Silva

O método das partidas dobradas é o sistema padrão de registro de transações financeiras através de variáveis, chamadas de contas, que expressam aspectos do negócio em um determinado valor monetário. A premissa desse método, descrita por Lucca Paccioli, é que cada transação seja registrada em pelo menos duas contas (uma de débito e uma de crédito), onde os total de débitos e o total de créditos precisam ser iguais, daí o nome Partidas "DOBRADAS", pela ideia de simetria das contas. Pelo entendimento da contabilidade Crédito e Débitos são entendidos como Origem e Aplicação de recursos, respectivamente, portanto o recurso tem sua origem (seja própria ou de terceiros) e é aplicado pela empresa, gerando as duas contas referidas anteriormente.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais