A maior rede de estudos do Brasil

o que é a revoluaco francesa

História

Ee Prof Maria De Lourdes Widal Roma


3 resposta(s)

User badge image

Henrique Souza

Há mais de um mês

 um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país

 um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país

User badge image

Bruno Osni da Silva

Há mais de um mês

Pode-se dizer que a Revolução Francesa desempenhou um papel significativo nos fundamentos da sociedade da época, além de ser um ponto de virada na história, iniciando a era moderna. Foi um evento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, incluindo a nossa Inconfidência Mineira. Vários grupos sociais participaram desse movimento: os pobres, os desempregados, os pequenos comerciantes e os camponeses (eles tiveram que prestar homenagem à nobreza e ao clero). Em 1789, a população da França era a maior do mundo e dividia-se em três estados: clero (1º estado), nobreza (2º estado) e população (3º estado). Clero Alto clero (bispos, abades e cones) Clero inferior (padres pobres) Gentry Nobreza de cortesã (Habitantes do Palácio de Versalhes) Nobreza provincial (um grupo empobrecido que vivia no campo) Nobreza Toga (pessoas ricas da cidade que compraram títulos nobres e cargos políticos e administrativos)

User badge image

Nicolly Teixeira leite

Há mais de um mês

Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea.
Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira.
Esse movimento teve a participação de vários grupos sociais: pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses (estes, tinham que pagar tributos à nobreza e ao clero).
Em 1789, a população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados: clero (1º estado), nobreza (2º estado) e povo (3º estado).
Clero

Alto clero (bispos, abades e cônicos)

Baixo clero (sacerdotes pobres)

Nobreza

Nobreza cortesã (moradores do Palácio de Versalhes)

Nobreza provincial (grupo empobrecido que vivia no interior)

Nobreza de Toga (burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e cargos políticos e administrativos)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes