Buscar

Qual a importância da garatuja?

💡 5 Respostas

User badge image

Shirlei Shirlei

As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Nos primeiros anos de escolaridade é importante explorar esse tipo de produção. O objeto desenhado é modificado em função do significado que lhe é atribuído, de forma semelhante ao que acontece com o brinquedo simbólico, como por exemplo o canudinho do suco vira uma espada.

A criança no início produz um emaranhado de traços e círculos. Aos poucos, começam a tomar formas mais complexas. Para ela é prazeroso desenhar, colocar a imaginação em exercício, brincar com cores e espaço. No maternal III é tabalhado o  desenho para investir no registro da criança no mundo que a cerca, valorizando sua forma de desenhar, estimulando cada aluno a perceber que o registro tem o seu valor e evoluir nas produções do desenho, bem como iniciar os registros de palavras.

2
Dislike0
User badge image

Je Alves

Importante pois dá inicio a aquisição da escrita.

1° Fase pré-silábica

  • Sabe que a escrita é uma forma de representação
  • Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números
  • Não compreende que a escrita é a representação da fala.
1
Dislike0
User badge image

Mirian Alves

Através da garatuja as crianças se expressam. E ai que ela interpreta o seu mundo. E também uma forma de produção de escrita. Furos professores não desprezem este momento. Deixe o seu aluno se expressar de sua maneira.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais