A maior rede de estudos do Brasil

Discorra acerca das organelas citoplasmatica das celulas eucariontes.


3 resposta(s)

User badge image

Andressa Lima

Há mais de um mês

obrigada pela resposta


obrigada pela resposta


User badge image

Andrea Fátima

Há mais de um mês

As organelas citoplasmaticas em seres eucariontes são: o retículo endoplasmatico rugoso e liso, mitocôndria, centríolos, complexo de golgi e ribossomos. Em plantas, inclui-se o cloroplastoe os vacuolos de armazenamento. Lembrando que, em células animais, é possível se ter vacúolos digestivos e em paramécios o contrátil.
User badge image

Gabi Bulkool

Há mais de um mês

Mitocôndrias: responsável pela respiração celular (produção de ATP), formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reações altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.


Complexo de Golgi: processa e armazena os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.


Lisossomo: vesícula que contém enzimas digestivas que atuam na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).


Peroxissomos: vesículas membranosas diretamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula.


Retículo endoplasmático rugoso (RER): está associada com ribossomos que têm o aspecto de grãos ou rugas responsáveis pelo nome da organela. Eles sintetizam proteínas que serão transportadas pelo retículo ou processadas e transformadas por enzimas do interior das cisternas.


Retículo endoplasmático liso (REL): não possui ribossomos em sua membrana, o que dá a aparência de ser liso. Produz fosfolipídeos, gorduras e esteróides e modifica algumas moléculas visando facilitar a sua excreção. É uma organela responsável por desintoxicar as células.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes