Buscar

O QUE E INEQUAÇÃO E EQUAÇÃO ?

💡 2 Respostas

User badge image

Laida Sanches

Equação

As equações surgiram no ano de 1650 porém os gregos deram muita importância e utilização desta matéria a muito tempo atrás utilizando a Álgebra. Hoje possuimos equações de primeiro, segundo, terceiro, quarto e até de quinto grau. Estão sempre presente na Engenharia, Física, Arquitetura, Contabilidade, Informática entre outros.

Equação é uma equivalência  que contém pelo menos uma incógnita devendo ser definida por quem está fazendo o exercício. Possui duas expressões algébricas e as incógnitas.

Exemplo:

5 + x = 7

x = 7 - 5

x = 2

O valor da incógnita é 2

O conceito de equação trás consigo varias formas de resolução. Consiste basicamente em estabelecer uma igualdade entre duas expressões. Para encontrar a igualdade será preciso resolver a incógnita ou número  desconhecido. Por exemplo: x+8=19 (sempre irá ter o sinal de igual para concluir esse cálculo). No exemplo a incógnita “x” será a que tem que ser resolvida. As equações podem ser simples ou apresentar maior dificuldade. Podem se encontrar diferentes tipos de equações: linear, quadrática, de primeiro, segundo, terceiro grau, etc. Para resolver equações deve se entender o método principal que consiste no fato que o produto de números só é igual a zero se um dos fatores for igual a zero.

Inequação

Inequação é um termo matemático que possui a propriedade de expressar desigualdade. Utilizamos na Inequação os seguintes símbolos matemáticos: >: maior que,
O conceito matemático de inequeção tenta representar aquelas relações que não são de equivalência, se diferenciando ou sendo totalmente oposta ao conceito de equação que representa uma igualdade. A inequação esta composta por uma ou mais incógnitas expressadas por uma desigualdade. É muito usado como método de comparação entre dois números, por exemplo: 7>5. A inequação não possui o símbolo de igual nos seus cálculos, senão o de desigualdade ≠.  É basicamente toda desigualdade entre números, como o exemplo dado acima. O sistema de inequações usa as conexões lógicas E e OU

0
Dislike0
User badge image

Carolina Carvalho Aragão

Inequação é uma expressão matemática que possui a propriedade de expressar desigualdades, diferente da equação que expressa igualdade.

O sinal usado na equação é o símbolo de igual (=), já na inequação usaremos os seguintes símbolos matemáticos > (maior que) e < (menor que)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais