A maior rede de estudos do Brasil

Qual a definição de pinturas rupestres?

História

UNIASSELVI


6 resposta(s)

User badge image

fabiano barros

Há 1 dia

São pinturas feitas nas rochas das cavernas.
São pinturas feitas nas rochas das cavernas.
User badge image

Davi Benjamim

Há mais de um mês

A pintura rupestre, em resumo, é a representação gráfica e os desenhos que se encontram em rochas ou cavernas e que foram realizados na pré-história. Como se encontram dentro de estruturas como uma gruta, as pinturas rupestres conseguiram resistir ao passar dos séculos e muitas delas ainda podem ser apreciadas hoje em dia.

Isto faz que a pintura rupestre seja uma das manifestações artísticas mais antigas que tenham sobrevivido até agora. Os especialistas defendem que algumas pinturas rupestres têm 40.000 anos de história.

As pinturas rupestres mais famosas encontram-se em Espanha e em França, sendo as manifestações encontradas na Caverna de Altamira (em Cantábria), que é o máximo expoente da arte pré-histórica. Em Portugal, a cidade de Foz Côa também é conhecida pela sua arte rupestre.

Acredita-se que as pinturas rupestres estavam associadas a certos rituais ou crenças mágicas para promover a caça, daí mostrarem animais como bisontes, mamutes e cervos bem como marcas de mãos.

As cores usadas nas pinturas rupestres costumam ser o preto, o vermelho, o amarelo e o ocre, tonalidades obtidas com carvão vegetal, minerais e diversos fluidos.

User badge image

MATHEWS LIBÓRIO

Há mais de um mês

são pintura feitas nas paredes de cavernas

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes