A maior rede de estudos do Brasil

O volume de dinheiro arrecadado com tributos serve para pagar os

O volume de dinheiro arrecadado com tributos serve para pagar os gastos com a organização do Estado e serviços prestados à população. Quando o volume de dinheiro arrecadado é menor do que o que o Governo gastou (caso do Brasil, em 2014 – déficit, ao invés de superávit), pode-se dizer que:


I – A população não cumpriu sua parte no contexto, deixando de gerar o tributo necessário ao programa orçamentário do Governo.

II – O Governo extrapolou suas condições, gastando mais do que deveria; o povo nada tem a ver com isso, pois a responsabilidade orçamentária é do Estado.

III – O Governo deveria conter os gastos e evitar que o resultado dessa equação fosse um “déficit”, pois a carga tributária já está muito elevada para o nível econômico do país.

IV – A população não deveria reclamar, pois os serviços prestados pelo Estado com Educação, Saúde, Segurança e outros itens menos supérfluos são satisfatórios e, por isso, falta dinheiro.

V – É difícil acreditar que falta dinheiro para o superávit primário, pois a carga tributária é elevada e os serviços prestados com Segurança, Saúde e Educação, por exemplo, não são satisfatórios.

Escolha a alternativa correta:


Escolha uma:

a. Somente as alternativas I e IV estão corretas.

b. Somente as alternativas I e IV estão incorretas.

c. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.

d. Somente as alternativas II, III e V estão corretas.

e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes