Buscar

Como é realizada a análises de lâminas de Baciloscopia? Oque é avaliado ?

💡 2 Respostas

User badge image

Lidinha

A pesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por microbactérias (Tuberculose e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitorização de pacientes em tratamento com antimicobacterianos. Mesmo com os grandes avanços tecnológicos dos últimos anos, a pesquisa por bacterioscopia para BAAR ainda representa um recurso importante para a detecção precoce e monitoramento terapêutico. PREPARO PARA O EXAME

TEMPO DE JEJUM

- Lavado gástrico: Jejum obrigatório de 8 horas.

A coleta de escarro deve ser colhida em casa, e deve ser orientada conforme descrito no item coleta.

Usar frascos limpos e descartáveis. Toda amostra, sujeita a ressecamento deve ser protegida com o acréscimo de soro fisiológico estéril ou agua destilada.

- Escarro expectorado:

. A coleta de escarro deve ser colhida em casa (não é colhida nas dependências do IHP). Idealmente, 5 a 10 mL em 2 mostras colhidas em dias consecutivos. Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada.

Colher preferencialmente pela manha, ao se levantar e antes do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secreção nasal ou saliva, deve ser eliminada. Fazer varias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.

- Escarro induzido: lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dente e salina a 0,85% por 5 a 10 minutos, não usar pasta dental. Fazer nebulização com salina hipertônica a 3%. A inalação profunda desta salina resultará na acumulação osmótica de fluido e na irritação da arvore brônquica, com subsequente tosse e expectoração do conteúdo bronco alveolar.

- Urina:

. Realizar higiene íntima com água.

. Desprezar o 1o jato urinário (primeiros 10 a 15 mL), visando minimizar a contaminação com flora uretral saprófita álcool-ácido resistente.

. Em seguida, colher todo o restante de urina da primeira micção da manhã (mínimo de 40 mL) em frasco limpo, de boca larga. Sugere-se um mínimo de três e máximo de seis amostras colhidas em dias consecutivos.

- Não aceitamos amostras em urina de 24 horas.

- Pus e secreções purulentas, aspirado de gânglios e de tumores:

. Quando provenientes de cavidade fechada são coletados através de punção em procedimento exclusivamente médico.

. Quando o material é de cavidade aberta, geralmente é coletado através de um swab, com cuidados especiais de não tocar nas bordas. Neste caso, deve-se descarregar o swab em água destilada ou salina estéril.

- Líquidos Corporais:

. Nos casos de líquidos sanguinolentos, coletar em tubo contendo anticoagulante heparina para evitar que o bacilo fique preso na rede de fibrina.

- Lavado Gástrico:

. Todo lavado gástrico deve ser previamente alcalinizado com Carbonato de sódio a 10%. Neste caso, neutralizar o suco gástrico com Carbonato de Sódio 1 mg/1 mL de lavado gástrico.

- Medula Óssea:

. A amostra deve ser colhida com anticoagulante (SPS ou Heparina).

- Quando o médico solicitar mais de uma amostra, coletar e enviar a amostra do dia. Não esperar acumular as amostras para enviá-las juntas.


3
Dislike0
User badge image

Caroline Lomba

Olá, aluno!

Inicialmente gostaria que você entendesse que a Baciloscopia é um exame microscópico no qual se pesquisa bacilos álcool-ácido resistentes - BAAR em esfregaços da amostra, preparados e corados com metodologia padronizada. Esse bacilos são micobactérias potogênicas (Mycobacterium tuberculosis é um exemplo). A baciloscopia é obrigatória na tuberculose pulmonar porque identifica a maioria dos casos bacilíferos, que são as fontes mais importantes de transmissão da doença, além de ser um método simples, rápido e de baixo custo. Agora veja abaixo a imagem disponibilizada pelo manual do Ministério da saúde com as etapas para a realização da baciloscopia:

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais