Buscar

como atuar como psicopedagoga em tempo de pandemia?

💡 5 Respostas

User badge image

Leonardo G. Wild

Psico/pedagogia - O nome em si já indica a vastidão da invenção possível na área, que por si é abrangente. - Um espaço muito grande que tem se formado é o de sustentação do estudo a distancia. A psicopedagogia como sendo um espaço de possibilidade de conexão entre a escola, o conteúdo, o aluno e os cuidadores. - Uma possibilidade de criar um dialogo entre as partes que por si só estão em emergência por diferentes aspectos - Agora quanto a teoria eu creio que tenha varias, eu particularmente gosto de olhar para os textos de freud como "considerações atuais sobre a guerra" ou mesmo "a transitoriedade", obras que foram escritas na ultima grande pandemia que a humanidade vivenciou e apontam para o "oculto", "o estranho" o que não esta sendo falado e que afeta completamente os processos de aprendizagem - Recomendo também uma boa olhada no "mal estar na civilização" que tem funcionado como grande referencial teórico para entender a angustia e o desamparo do momento (que impacta completamente o ensino)

1
Dislike0
User badge image

Sidinei Bozi Moreira

Na modalidade EaD
0
Dislike0
User badge image

Luciene Fontes

Com a pandemia, muitos estudantes passaram a enfrentar ainda mais dificuldades para realizar trabalhos em grupo. “As pessoas não pensam da mesma forma e, quando se trabalha em grupo, é preciso chegar a um denominador comum. Agora, à distância, ficou um pouco mais complicado debater ideias por WhatsApp ou em reuniões virtuais. É preciso saber respeitar o posicionamento do outro. O grupo deve ter um bom direcionamento, cada integrante tem que fazer sua parte e a cobrança também precisa ser feita. Com paciência, isso é possível”, comenta Verônica Becker.

Outra queixa recorrente de alguns alunos é que não conseguem se concentrar durante as aulas online. Segundo a psicopedagoga do Napps, é importante buscar espaços silenciosos, calmos e sem estímulos externos que possam provocar dispersão. “Se o estudante está assistindo à aula no computador, não é recomendável deixar o celular junto, porque, cada vez que algo acontecer no celular, ele vai desviar o foco para olhar”, exemplificou.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais