Buscar

No que se refere ao desenho de edificações, também conhecido como desenho arquitetônico, sua configuração é formada basicamente pela união de...

No que se refere ao desenho de edificações, também conhecido como desenho arquitetônico, sua configuração é formada basicamente pela união de planos horizontais e planos verticais, definindo o volume de uma edificação. Diante da necessidade do profissional da área de Engenharia em compreender as possibilidades de uso do desenho técnico no campo projetual, desde a elaboração de uma peça industrial, passando por um equipamento/móvel, até chegar a uma edificação, disserte sobre qual é a rotina básica (passo a passo) para o traçado de uma PLANTA BAIXA, que é o principal plano horizontal que compõe uma determinada edificação com, por exemplo, a finalidade residencial.

💡 12 Respostas

User badge image

Leandro ribeiro britto

Para o traçado de uma planta baixa, o projetista deve de antemão ter uma ideia já elabora a partir de um esboço ou rascunho daquilo que vai ser projetado. De pose disto, lance um corte horizontal imaginário passando mais ou menos entre 1,2m a 1,5 m do piso da edificação onde poderão ser vitalizados os itens constitutivos da edificação a exemplo de paredes, janelas, portas, pisos, circulações verticais, níveis do terreno, cotagem, escalas, equipamentos elétricos e hidráulicos, e a posição referente ao norte. Visualizado estes referenciais, inicie o procedimento de construção do desenho da planta baixa.

Defina a escala e delimite os tamanho e as dimensões do desenho, comece primeiramente executando o desenho das paredes da edificação utilizando as normas técnicas e tipos de traço específicos, depois fazer a marcação das aberturas, porta janelas, áreas de circulação e vãos abertos, coloca marcação dos níveis e desníveis, as transições de uns para o outros as escadas de se houver, desenhe com linha tracejadas os elementos e marcos não visíveis com beirais, projeções de lajes e telhados, depois desenhe as portas e janelas com seus marcos constituintes demarcando os batentes, esquadrias modo de abertura,  represente os equipamentos hidro sanitários a exemplos de pias e vasos dos banheiros e cozinha, lavanderias, coloque o nome dos ambientes e detalhe a suas respectivas áreas, colocar também as dimensões de portas e janelas, esquadrias em geral, depois desenhe as linhas do piso, coloque as cotas e os níveis, e finalize fazendo a indicação das linhas de corte e outros detalhes pertinentes.  ao escolher o local dos cortes, escolher dois traçados  um no sentido transversal outro no sentido longitudinal, privilegiando a maior riqueza de detalhes a exemplos de escadas, áreas molhadas, sapatas, vigas, lajes, caixas de agua e coberturas. Atentar para o uso das linhas conforme as técnicas e normas indicam.


12
Dislike0
User badge image

Flávia Helena

Se entendi bem a questão, desenhar uma planta baixa (corte plano horizontal, geralmente cortada à 1,50m). Eu costumo iniciar de duas maneiras: se eu tiver um levantamento com as medidas do local a ser desenhado, faço inicio por uma parede. Se eu for criar um espaço, delimito eixos para eu crias as paredes, que terá o maior peso de pena do desenho, pois representará o corte destas paredes. Em seguida delimito as aberturas, portas e janelas. Onde teremos o corte dos mesmos e costume dar um peso médio. Por ultimo disponho o layout do espaço (mobiliário - pena médio-leve), a representação do piso e as projeções (pena leve).

8
Dislike0
User badge image

Rocha

A planta baixa começa pela representação das paredes, com traço contínuo e leve, devendo ser reforçado ao término da referida planta. Finalizadas as paredes, faz-se necessária a representação de vãos das aberturas (os "vazios" de portas e janelas). Após, as linhas em vista devem ser demarcadas (desníveis, como escadas, e a mudança de piso, como entre a cerâmica e madeira). Elementos em projeção, como o telhado, devem ser representados com linha tracejada. Na sequência, desenhe portas e janelas (esquadrias) em seus respectivos vãos. Após configuradas as paredes e esquadrias, é o momento de evidenciar os equipamentos básicos em banheiro (pia, vaso sanitário, chuveiro), cozinha (bancada, fogão, geladeira), área de serviço (máquina de lavar e secar, tanque), entre outros. Continua-se com a nomeação dos ambientes internos e suas respectivas áreas úteis, além das dimensões de esquadrias. Após finalizar a parte textual, desenha-se as linhas de piso, caso necessário. Para concluir, faz-se necessário evidenciar a cotagem (cotas, linhas de cota, linhas auxiliares) e as cotas de níveis, além de indicar a linha de corte em planta baixa.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais