Buscar

"A teoria histórico-cultural II.

"A teoria histórico-cultural propicia a construção de um novo olhar sobre o desenvolvimento do desenho. A incorporação das formulações sobre o papel central da linguagem no funcionamento psicológico é uma das grandes possibilidades de renovação teórica nessa área. Além disso, em termos mais específicos, as análises de Vygotsky sobre outros campos simbólicos na infância oferecem contribuições particulares para a interpretação da constituição do desenho".

SILVA, Silvia Maria Cintra da. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicologia. USP [online]. São Paulo, 1998, v. 9, n. 2, p.205-220.

Considerando as reflexões que permeiam o ato de desenhar, analise as sentenças a seguir:

I. O momento de desenhar, na Educação Infantil, é também de conversar, de olhar a produção dos amigos e de trocar impressões.

II. No caso da garatuja, onde o adulto vê somente um emaranhado de rabiscos, é quase como se houvesse dois desenhos: o que está no papel e o que a criança verbaliza.

III. Desenhar permite às crianças explorar o meio e os materiais e, por meio de seu pensamento e da linguagem, conhecer a realidade.

É correto o que se afirma em:

Selecione uma alternativa:

a)

I, apenas.

b)

III, apenas.

c)

I e II, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Letra B
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais