Buscar

Explique, segundo Hobsbawn, o que impediu a possibilidade do “planejado suicídio da “civilização” no período da Guerra Fria?

💡 2 Respostas

User badge image

Andressa Damião

A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o grande filósofo Thomas Hobbes, ‘a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar: mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida’. A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do Breve Século XX, foi sem dúvida um desses períodos. Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade. Na verdade, mesmo os que não acreditavam que qualquer um dos lados pretendia atacar o outro achavam difícil não ser pessimistas [...] Á medida que o tempo passava, mais e mais coisas podiam dar errado, política e tecnologicamente, num confronto nuclear permanente baseado na suposição de que só o medo da ‘destruição mútua inevitável’ [...] impediria um lado ou outro de dar o sempre pronto sinal para o planejado suicídio da civilização. Não aconteceu, mas por cerca de quarenta anos pareceu uma possibilidade diária. HOBSBAWN,. Explique, segundo Hobsbawn, o que impediu a possibilidade do ‘planejado suicídio da civilização’ no período da Guerra Fria.

 explicação; Segundo Hobsbawn, o medo da 'destruição mútua inevitável'.


0
Dislike0
User badge image

Rosane T. Carbonaro

A fronteiras delimitadas entre os blocos eram maneiras em que as potências da Guerra Fria não se chocassem com o sistema político-econômico da outra, muito do temor de uma guerra de extermínio civilizatório manteve-se somente na narrativa imaginária, pois o confronto bélico não era alternativa para nenhuma das potencias. Cada bloco, desenvolvia suas atividades e dirigência dentro do território de sua limitação de influência. Entretanto, ocorreu uma guerra ideológica, corrida tecnológica e espacial, além dos serviços de inteligência e espionagem, um dos maiores conflitos ocorridos entre EUA e URSS foi durante a crise dos misseis em Cuba, em 62. Os conflitos de fato, armados e ameaças se devam fora do território de cada uma, nos países de Terceiro Mundo. Era interessante criar essa tensão de guerra na mente dos cidadãos, pois aos EUA justificava os impostos, para manter a ''segurança nacional'' e o sentimento de ''americanismo''.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais