Buscar

5 – Aponte as mudanças trazidas pelas Grandes Navegações: a) Do ponto de vista econômico: b) Do ponto de vista cultural:

Eu não estou entendendo alguém pode me ajudar ?

💡 2 Respostas

User badge image

Bárbarah Thaís

A)
•Portugal: possibilitou a descoberta de novas rotas para chegar ao Oriente, substituindo as antigas que eram controladas pelas cidades italianas, contribuindo com o comércio de especiarias; a descoberta do pau-brasil, a qual possibilitou lucros para Portugal, por causa da tintura extraída desse, bastante utilizada na manufatura têxtil; a colonização de territórios africanos( litoral ocidental), acarretando o comércio de escravos e paradas de navios portugueses.
•Espanha: a "descoberta" de outros territórios, atual continente americano, nos quais foram encontrados metais preciosos.
Obs.: O atual continente americano foi divido entre Espanha e Portugal pelo Tratado de Tordesilhas. Portugal diferentemente da Espanha não encontrou metais preciosos em seus territórios.
B) Houve a comunicação com outros povos( índios e africanos), processo considerado o início da globalização, corroborando a aderência de aspectos culturais de cada um.
1
Dislike0
User badge image

Paulo Silva

A)Ponto de vista económico
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais