Buscar

Explique o que é o imperativo Categórico Kantiano. ?

💡 3 Respostas

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Imperativo categórico é um príncipio que Immanuel Kant desenvolveu pra tentar explicar a diferença entre certo e errado. Só posso chamar de "bom" algo que se feito por todas as pessoas em unanimidade produzir bons efeitos. Da mesma forma algo que até pareça bom mas não possa ser recomendado a todos não pode ser chamado "bom".
Exemplos:
a) Comer doce é bom, mas não pro diabético. Pelo imperativo categórico não posso dizer que comer doce seja "bom".
b) Imagine agora que todos os casais sejam fiéis e carinhosos com seus cônjuges. Isso seria bom pra todos, de modo que passa pelo critério do imperativo categórico. Ser fiel e carinhoso com seu cônjuge é universalmente bom (ainda que nem todos ajam assim).
c) Imagine que todas as pessoas no mundo passem a ter apenas relações sexuais homossexuais. Resultado = em + ou - 80 anos a raça humana é extinta da face da Terra. Portanto, ainda que algumas pessoas sejam felizes sendo homossexuais, pelo imperativo categórico, não podemos dizer que ser homossexual seja "bom" porque não é uma conduta que se possa indicar a todos.
4
Dislike0
User badge image

Ericck Matheus

Imperativo categórico é um dos principais conceitos da filosofia de Immanuel Kant.[1] A ética, segundo a visão de Kant, tem como conceito esse sistema. Para o filósofo prussiano, imperativo categórico é o dever de toda pessoa agir conforme princípios dos quais considera que seriam benéficos caso fossem seguidos por todos os seres humanos: se é desejado que um princípio seja uma lei da natureza humana, deve-se colocá-lo à prova, realizando-o para consigo mesmo antes de impor tal princípio aos outros. Em suas obras, Kant afirma que é necessário tomar decisões como um ato moral, ou seja, sem agredir ou afetar outras pessoas.

O imperativo categórico é enunciado com três diferentes fórmulas (e suas variantes). São elas:

  1. Lei Universal: "Aja como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal." Variante: "Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma lei universal da natureza."
  2. Fim em si mesmo: "Aja de tal forma que uses a humanidade, tanto na tua pessoa, como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo como fim e nunca simplesmente como meio."
  3. Legislador Universal (ou da Autonomia): "Aja de tal maneira que tua vontade possa encarar a si mesma, ao mesmo tempo, como um legislador universal através de suas máximas." Variante: "Age como se fosses, através de suas máximas, sempre um membro legislador no reino universal dos fins."


1
Dislike0
User badge image

opa o

agua coca lataoa

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais