Buscar

Qual a diferença entre linguagem subjetiva e linguagem objetiva?

💡 7 Respostas

User badge image

Yssa X

A linguagem objetiva tem a finalidade de exibir fatos sem se preocupar em transparecer emoção ao longo da propagação da mensagem, já a linguagem subjetiva considera-se a emoção, bem como, toda entendimento a cerca de um texto.

Vale salientar que cada uma dessas linguagens tem-se um público em específico para receber a mensagem, de forma a linguagem objetiva ser caracterizada como mais direta, enquanto a linguagem subjetiva é mais indireta.

Logo, tanto a linguagem objetiva, quanto a linguagem subjetiva transmitem uma mensagem, porém se diferem na maneira de propagação de suas respectivas mensagens.

Bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Artur da Nóbrega

A linguagem objetiva é a linguagem direta( formal) e a linguagem subjetiva é indireta( informal).

0
Dislike0
User badge image

bruno de jesus santos vigor

Os temas subjetivos

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias. Os temas subjetivos estão presentes em muitos tipos de textos: podem estar expressos num poema, num pensamento, num provérbio, numa crônica, em contos e até em romance de ficção.

Os temas objetivos

Os temas objetivos procuram oferecer informações precisas para o leitor, transmitindo-lhes conhecimento, fatos. São mensagens que se orientam para o referente, presentes principalmente em textos jornalísticos, científicos, técnicos, acadêmicos, etc. Neste tipo de texto predomina a linguagem referencial. O próprio jornal, quando quer veicular opiniões próprias, edita-as em seções especiais tais como editoriais e cartas aos leitores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais