Buscar

Pergunta 4

O módulo de Young (módulo de elasticidade) é uma propriedade mecânica que mede a rigidez de um material sólido, procedimento muito importante na seleção de materiais para projetos. Os materiais utilizados na indústria aeronáutica em sua maioria devem ser leves e possuir excelentes propriedades mecânicas. A figura abaixo expõe a relação entre o módulo de elasticidade e a densidade de diferentes tipos de materiais.

 

Figura - Diagrama do módulo de Young pela densidade com indicação do material 

Fonte: Ashby (2012, p. 55).

ASHBY, M. F. Seleção de Materiais no Projeto Mecânico . 4. ed. Campus, 2012.

Com base no apresentado, analise as alternativas e compare-as, assinalando a alternativa correta:

a)Pode-se utilizar ligas de alumínio para aplicações aeronáuticas devido a seu alto módulo de elasticidade e baixa densidade em comparação com os demais metais.

b)As espumas (foams) podem ser utilizadas dentro do avião para proteção térmica e por apresentar baixas densidades, mas também podem ser utilizadas em aplicações que necessitam de grandes valores de módulo de Young.

c)Os metais e os elastômeros podem ser considerados ideais para esta aplicação, pois apresentam propriedades mecânicas e densidades próximas.

d)O EVA pode ser um dos materiais selecionados para os filtros iniciais do projeto, principalmente devido à sua baixa densidade.

e)As ligas de alumínio e as ligas de zinco teoricamente possuem propriedades mecânicas bem próximas e, neste caso, qualquer uma das duas ligas pode ser selecionada para o projeto.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Pergunta 4

Seleções de Matérias

FMU

User badge image

Giulliano Barra

Question Icon

Pergunta 7

Seleções de Matérias

FMU

User badge image

Giulliano Barra

Question Icon

Pergunta 10

Seleções de Matérias

FMU

User badge image

Giulliano Barra