Buscar

O crítico literário refere-se ao movimento Escolha uma: a. simbolista. b. modernista. c. parnasiano. d. realista. e. barroco.

Assim, houve uma passagem do vago ao típico, do idealizante ao factual. Quanto à composição, os narradores brasileiros também procuraram alcançar maior coerência no esquema dos episódios, que passaram a ser regidos não mais por aquela sarabanda de caprichos que faziam das obras verdadeiras caixas de surpresa, mas por necessidades objetivas do ambiente ou da estrutura moral das personagens. De um modo geral, a prosa de ficção ganhou em sobriedade e em rigor analítico com o advento da nova disciplina.

💡 3 Respostas

User badge image

Letras em ação

De acordo com Bosi (1982): "[...] do Romantismo ao Realismo, houve uma passagem do vago ao típico, do idealizante ao factual. Quanto à composição, os narradores realistas brasileiros também procuraram alcançar maior coerência no esquema dos episódios, que passaram a ser regidos não mais por aquela sarabanda de caprichos que faziam das obras de um Macedo verdadeiras caixas de surpresa, mas por necessidades objetivas do ambiente ou da estrutura moral das personagens. De um modo geral, contudo, a prosa de ficção ganhou em sobriedade e em rigor analítico com o advento da nova disciplina".

Portanto, a alternativa correta é a letra - D. Realismo/Realista.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais