Buscar

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre saúde pública, qual das proposições está correta?

A fisioterapia foi instituída no Brasil como profissão de nível superior em 1969, através da publicação do Decreto-Lei 938/69 e apresentava-se com um caráter essencialmente curativo e reabilitador. No entanto, considerando-se o progressivo perfil de transição demográfica, epidemiológica e nutricional da população brasileira, o fisioterapeuta passa a ter um importante papel na prevenção e promoção de saúde e deve assim ampliar o seu modelo de atuação, respeitando no entanto, os princípios de hierarquização e regionalização do sistema único de saúde.

Assim, frente a esses desafios e necessidades, surge a proposição do modelo da fisioterapia coletiva como base para reorientação do foco de atenção e da prática profissional do fisioterapeuta. A fisioterapia coletiva engloba e amplia a fisioterapia reabilitadora, possibilitando o desenvolvimento da prática fisioterapêutica tanto no controle de danos quanto no controle de riscos. Neste sentido, algumas possibilidades de atuação do fisioterapeuta na atenção básica e em ambiente comunitário são: vigilância dos distúrbios cinesiofuncionais, orientações posturais, desenvolvimento da participação comunitária, de ambientes e estilos de vida saudáveis.

Fonte: JUNIOR, BPJ. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciência & Saúde Coletiva, 1627-1636, 2007 (adaptado).

 

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre saúde pública, qual das proposições está correta?

a. O fisioterapeuta na atenção primária à saúde tem como atribuição principal a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva, indo além da função reabilitadora e curativa.

b. A fisioterapia atualmente exerce um papel essencial na atenção terciária e secundária à saúde através da prevenção de doenças e promoção do bem estar individual e coletivo.

c. A transição epidemiológica é aquela onde ocorre a transição do predomínio das doenças crônico-degenerativas para o predomínio das doenças infectocontagiosas, além da migração da morbimortalidade para os grupos mais jovens.

💡 3 Respostas

User badge image

Biel

C

0
Dislike0
User badge image

odileia neumann

Resposta correta letra A
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais