Buscar

A construção de uma pedagogia para a Educação Infantil enfatiza

A construção de uma pedagogia para a Educação Infantil enfatiza o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal e o direito de ir à escola e aprender de forma mais sistematizada. Esse caminho busca a superação da dicotomia entre tratamento-assistência que ainda vigora em muitas instituições de ensino especializado. Assim, educar significa:

A - Adequar todas as crianças e realidades a um modelo único de educação, pois, isso possibilitará uma educação mais igualitária e justa com as diferenças que constituem sociedade.

B - Auxiliar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver capacidades e habilidades relacionadas apenas com o ato do brincar, pois as crianças conseguem aprender somente sozinhas através das brincadeiras.

C - Impor limites e regras rígidas, noções de organização, obediência, pois muitas crianças são oriundas de famílias desestruturadas, dessa forma cabe a escola, educar essas crianças, impondo-lhes os valores morais e éticos necessários para conviver em sociedade.

D - Propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

E - Tomar a criança como ponto final da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolva o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, o brincar, o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a educação ocorre através da transmissão das experiências.


💡 3 Respostas

User badge image

gessica barbara

RESPOSTA CORRETA É LETRA D PÁG 53 DO LIVRO CURRÍCULOS E PROGRAMAS

0
Dislike0
User badge image

gessica barbara

RESPOSTA CERTA LETRA D


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais