Buscar

Explique o significado físico do LL, LP e LC? Como LL e LP são determinados em laboratório?

Pergunta sobre solos

💡 4 Respostas

User badge image

Luanda Lima

LL (Limite de Liquidez): valor de umidade no qual o solo passa do estado líquido para o plástico.
LP (Limite de Plasticidade): é quando o solo passa do estado plástico para o semi-sólido.
LC (Limite de Contração): é quando o solo passa do estado semi-sólido para o estado sólido.

Como o LL e LP são determinados em laboratório?
É determinado com o auxílio de um aparelho chamado Casagrande.
Espero ter ajudado, se puder curte e salva por favor :)))
2
Dislike0
User badge image

3,1415 pi

Tomando uma amostra de solo seca, o comportamento será função da interação entre os grãos (estado sólido).

Ao adicionar água à amostra em quantidade suficiente, o conjunto solo+água passa a se comportar como uma massa única e plástica (estado plástico). O teor de umidade correspondente a essa mudança de comportamento é o limite de plasticidade (LP).

Continuando a adicionar água, em determinado momento, o conjunto deixa de se comportar como uma massa plástica e passa a se comportar como um "líquido" (estado líquido). O teor de umidade correspondente a essa mudança de comportamento é o limite de liquidez (LL).

----------

Agora, considerando uma massa de solo plástica, quando se reduz o teor de umidade, por consequência o volume dessa amostra diminui, já que se reduziu a quantidade de água. Em determinado instante, o volume permanece constante, mesmo se diminuindo o teor de umidade. A esse instante se denomina Limite de Contração, e o solo passa a apresentar um comportamento quebradiço.

-----

Tanto o LL e LP quanto o LC podem ser determinados com ensaios de laboratório, havendo ensaios específicos para cada limite.

O LL é determinado com o aparelho de Casagrande, em que se preenche uma concha com uma massa de solo e, com sucessivas batidas da concha, observa-se o fechamento de uma ranhura nessa massa de solo, registrando o número de golpes e o teor de umidade. Posteriormente constroi-se um gráfico umidade versus nº de golpes e o LL equivale à umidade correspondente a 25 golpes.

O LP é determinado moldando-se um bastão com 10cm de comprimento e 3 mm de espessura por meio de rolagem da massa de solo sobre uma placa de vidro de superfície esmerilhada. Partindo-se de uma massa seca, a umidade que permite a moldagem desse bastão é o limite de plasticidade.

0
Dislike0
User badge image

Débora Alvares Groti Sacco

Limite de liquidez, Limite de Plasticidade e Limite de Consistência. São de terminados através do aparelho de Casagrande

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais