Buscar

Quanto tempo demora uma vacina ser confiável e funcionar com todos?

💡 2 Respostas

User badge image

Mateus S.

Como é feita uma vacina?

De acordo com o Instituto Butantan, a sequência que envolve a pesquisa e o desenvolvimento de uma vacina apresenta diferentes estágios, incluindo grandes investimentos e testes até a sua aprovação. Podemos dividir em três grandes momentos.

Primeiro estágio

Pesquisas iniciais e análise de possibilidades. Aqui é percebido qual é o agente responsável pela doença. Ainda, ocorre a utilização do vírus inativo e repartido para gerar antígenos (substância que dá origem à produção de anticorpos no organismo).

Segundo estágio

Início de testes in vitro e/ou in vivo. Análises e aplicações em animais.

Terceiro estágio: ensaios clínicos

O mais complexo e mais extenso. Esse estágio é dividido em três etapas: a primeira, início dos estudos realizados em seres humanos com a finalidade de apresentar a segurança da vacina; a segunda, que visa definir a sua capacidade de resposta imune; a terceira etapa que comprova a sua eficácia e, por fim, a última etapa que é a distribuição à população após registro sanitário.

Esses testes, realizados com voluntários, são detalhados nos seguintes passos:

1º – envolve pessoas saudáveis em um grupo menor (aqui são analisadas as respostas do sistema imunitário)

2º – indivíduos que apresentam riscos são acrescentados a um grupo que concentra maior número de pessoas (nesse momento, a eficácia da vacina é percebida)

3º – teste realizado em centenas de pessoas mesclando aqueles que apresentam riscos com os que são sadios. (nesse passo, a eficácia é medida em situações naturais da existência da doença)

Após a última etapa e após receber a aprovação dos órgãos regulatórios, ocorre a fabricação em maior escala e o início da distribuição à população. Mesmo depois de ser aprovada, a vacina permanece em constante avaliação e observação.


1
Dislike0
User badge image

Thainá Gondim

Geralmente o tempo é de 10 anos, porem algumas vacinas são aprovadas com 5 anos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais