Buscar

Atividade 1 - Material de Construção civil

Aglomerantes são materiais pulverulentos que, misturados com água, formam uma pasta resistente, capaz de aglutinar agregados (por exemplo, areias e britas), dando origem a argamassas e concretos (RIBEIRO, 2002). Em função da sua reatividade química os aglomerantes podem ser classificados em dois grupos: aglomerantes quimicamente inertes e aglomerantes quimicamente ativos. Aglomerantes ativos, por sua vez, podem ser classificados em hidráulicos e aéreos.

 

As aplicações dos aglomerantes não se restringem à confecção de argamassas e concretos, dependendo do tipo de aglomerante e suas propriedades, eles podem ser utilizados na estabilização química dos solos, impermeabilização de pavimentos, fundações e lajes, fabricação de blocos, divisórias e elementos decorativos. Entretanto, é necessário que o engenheiro ou tecnólogo em construção de edificações conheça as propriedades e particularidades de cada tipo de aglomerante para poder utilizá-lo corretamente, seguindo os critérios mínimos de aceitação, estabelecidos pelas normas técnicas.

 

Diante o exposto, faça o que se pede a seguir:

 

  1. Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados inertes e aglomerados ativos.
  2. Cite 2 aglomerantes inertes e 2 aglomerantes ativos usados na construção civil.
  3. Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados hidráulicos e aéreos.
  4. Cite pelo menos 1 aglomerante hidráulico e 2 aglomerantes aéreos usados na construção civil.


💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Araujo

1- é que os aglomerantes inertes, endurecem por simples secagem sem que ocorram mudanças químicas na sua composição. Já os aglomerantes ativos endurecem por reações químicas.

2- inerte: construções de barro cru e argila.

ativo: Cal e gesso.


3-Aglomerantes hidráulicos: aqueles que enrijecem por reações de hidratação e, quando completamente solidicados, são resistentes à ação da água. Já aglomerantes aéreos: aqueles que endurecem quando expostos ao ar, pela reação química do gás carbônico presente no ar. Esses aglomerantes não apresentam resistência quando expostos à água


4- hidráulico: Cimento de Portland

aéreo: Gesso e cal



3
Dislike0
User badge image

Adrya Leticia

Também preciso dessa resposta sos
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais