Buscar

As condições de trabalho do assistente social

Na Unidade estudada você aprendeu sobre o processo de Erosão do Serviço Social Tradicional na América Latina com destaque para o contexto brasileiro. E, para compreender sobre as condições de trabalho do assistente social, é preciso compreender o contexto histórico brasileiro, pois a exemplo do Golpe de 1964, houveram diversas implicações para o Serviço Social, exigindo novas formas de atuação profissional. Nesse período, a história da profissão marca o surgimento do Movimento de Reconceituação, que caracterizou a busca de novos referenciais, nova metodologia de trabalho profissional e uma nova forma de interpretar a desigualdade social.  Destaca-se, a partir desse contexto, que a sociedade brasileira vivenciou diversas mudanças sociais, especialmente, concernente ao trabalho, tais como: aprofundamento do desemprego, da precarização do trabalho, novas forma de contratação, fragilidade nos vínculos trabalhistas e perda de direitos trabalhistas.  

 1.Qual o contexto que se expressa o agravamento das condições de trabalho do assistente social no contextual? 

2.Quais os desafios e possibilidades da prática do assistente social nos espaços ocupacionais? 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O agravamento das condições de trabalho do assistente social se expressa no contexto brasileiro, especialmente a partir do Golpe de 1964. Esse período marcou mudanças significativas na sociedade brasileira, como o aprofundamento do desemprego, a precarização do trabalho, novas formas de contratação, fragilidade nos vínculos trabalhistas e perda de direitos trabalhistas. Essas transformações afetaram diretamente o trabalho do assistente social, tornando suas condições de trabalho mais desafiadoras. 2. Os desafios e possibilidades da prática do assistente social nos espaços ocupacionais são diversos. Diante das condições adversas do contexto brasileiro, o assistente social enfrenta o desafio de lidar com a desigualdade social, a pobreza, a exclusão e a violência. Além disso, é necessário buscar formas de atuação que sejam efetivas e que promovam a transformação social. No entanto, também existem possibilidades de intervenção e de construção de novas práticas, como a busca por novos referenciais teóricos e metodológicos, a articulação com outros profissionais e a participação em movimentos sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais