Buscar

Relacione os ácidos nucléicos com carboidratos?

💡 2 Respostas

User badge image

Ayram Paola

Além da função energética, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de estruturas dos seres vivos. Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, de acordo com a organização e tamanho de suas moléculas.

Os monossacarídeos são moléculas simples classificadas de acordo com o número de carbonos que apresentam em suas estruturas. São eles:

Trioses (C3H6O3), três átomos de carbono;

Tetroses (C4H8O4), quatro átomos de carbono;

Pentoses (C5H10O5), cinco átomos de carbono;

Hexoses (C6H12O6), seis átomos de carbono, exemplo: glicose, frutose e galactose;

Heptoses (C7H14O7), sete átomos de carbono, exemplo: ribose e desoxirribose.

Os dissacarídeos são formados pela união de duas moléculas de monossacarídeos, são eles:

Sacarose (açúcar comum, encontrado na cana-de-açúcar e beterraba) formada pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose;

Lactose (açúcar do leite, principal fonte de energia para o bebê durante a amamentação), formada pela união de uma molécula de glicose e outra de galactose.

Maltose (produzida durante a germinação das sementes), formada por duas moléculas de glicose.

Os polissacarídeos são carboidratos de cadeias longas (polímeros) formadas por milhares de moléculas de monossacarídeos (monômeros). Insolúveis em água, são encontrados como reserva de energia e como parte de estruturas do organismo. Alguns deles são:

Amido: encontrado nos vegetais, tem função de reserva de energia. Concentra-se nas raízes, mas pode ser encontrado no caule, como a batata inglesa e a mandioca.

Glicogênio: encontrado nos animais e fungos, tem função de reserva. Nos animais, concentra-se nos músculos e fígado, e, ao se alimentar, o fígado retira moléculas de glicose do sangue, une-as e as armazena em forma de glicogênio. Se o nível de glicose no sangue abaixar, automaticamente o fígado quebra o glicogênio em moléculas de glicose e o libera no sangue.

Celulose: encontrada principalmente nos vegetais. Participa da constituição da parede celular. Os animais não produzem a enzima celulase responsável por quebrar a celulose. Os animais herbívoros possuem bactérias e protozoários que conseguem digerir a celulose, por isso podem utilizar os vegetais como fonte de alimento. O ser humano não possui esses microrganismos no sistema digestório, mas o consumo dessas fibras é importante para estimular os movimentos do intestino.

Quitina: encontrada na parede celular dos fungos e no exoesqueleto dos artrópodes.

Os carboidratos também participam da estrutura dos ácidos nucleicos, RNA (ribose) e DNA (desoxirribose), importantes na transmissão das características hereditárias ao longo de gerações.


1
Dislike0
User badge image

Lucas Hubner

Os carboidratos também participam da estrutura dos ácidos nucleicos, RNA (ribose) e DNA (desoxirribose), importantes na transmissão das características hereditárias ao longo de gerações
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais