A maior rede de estudos do Brasil

Pergunta 8

As facas rotativas (contrafacas) são muito utilizadas na produção de rótulos e etiquetas. Ao serem fabricadas, elas devem passar por um processo térmico do aço para modificar as propriedades de dureza e aumentar as propriedades mecânicas e, com isso, aumentar a durabilidade do material. A imagem abaixo mostra um exemplo de contrafaca utilizada na indústria flexográfica.

 

Faca rotativa (contrafaca)

Fonte: Elaborada pelo autor.

 

A respeito do processo térmico utilizado na fabricação da contrafaca, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e Fpara a(s) falsa(s).

I. ( ) Para aumentar a dureza do material, pode-se realizar o processo de têmpera, pelo qual o material é aquecido e resfriado rapidamente na água, no óleo ou no ar.

II. ( ) Para aumentar a dureza do material, pode-se realizar o processo de recozimento, pelo qual material é aquecido e resfriado rapidamente na água, no óleo ou no ar.

III. ( ) Além do processo de têmpera, pode-se utilizar o revenimento para eliminar as tensões residuais presentes na contrafaca.

IV. ( ) Pode-se realizar o processo de recozimento para que o carbono das tensões residuais se dissolva no material. Após isso, o material é deixado para esfriar rapidamente na água.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a)F, F, F, F.

b)V, V, V, V.

c)F, V, F, V.

d)V, V, F, F.

e)V, F, V, F.


4 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes