Buscar

como utilizar o escalímetro?

Para se utilizar de um escalímetro, é necessário entender o que representa as escalas e saber em qual delas se deseja desenhar ou na qual o desenho foi concebido. Quanto ao conceito de escala podemos afirmar que:

💡 2 Respostas

User badge image

Jefferson

Para utilizar um escalímetro, é preciso entender o conceito de escala.

Além disso, é necessário que se conheça a escala em que se deseja desenhar ou a escala em que o desenho foi concebido.

A escala é uma relação entre a dimensão gráfica de um elemento e a dimensão real no terreno.
Com o escalímetro, marque uma linha correspondente a um metro. O primeiro centímetro da régua, que está dividido em dez partes, corresponde aos centímetros. Use a linha feita anteriormente para determinar quantos centímetros ela equivale. Assim a primeira medida feita é referente aos metros e após os centímetros.
0
Dislike0
User badge image

Amanda Peres

Para utilizar um escalímetro, é preciso entender o conceito de escala.

Além disso, é necessário que se conheça a escala em que se deseja desenhar ou a escala em que o desenho foi concebido.

A escala é uma relação entre a dimensão gráfica de um elemento e a dimensão real no terreno.

E = d/D

Onde:

  • E = escala
  • d = dimensão gráfica
  • D = dimensão real

Isso quer dizer que o escalímetro representa no papel uma parte real de um determinado terreno ou objeto mantendo as proporções de acordo com os seus respectivos tamanhos.

Se for utilizada uma escala de 1:100, significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real.

Supondo que se queira representar um elemento de comprimento de 10 metros utilizando-se a escala de 1:50, por exemplo, basta utilizar a fórmula da escala para determinar o comprimento do objeto no desenho.

E = d/D

Logo:

1/50 = d/10

d = 0,20 m ou 20 cm

Portanto, para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, devemos desenhar uma linha de 20 centímetros em papel ou projeto.

Por outro lado, se deseja conhecer o tamanho real de uma representação gráfica em um projeto utilizando uma escala de 1:25, por exemplo, deve-se medir o comprimento do mesmo e utilizar a mesma equação, substituindo os devidos valores.

E = d/D

1/25 = 0,20/D

D = 5 metros

Escalas do escalímetro

Os escalímetros podem ser encontrados em 3 diferentes formatos, cada um contendo escalas diferentes que são utilizadas para diferentes aplicações:

  • Nº 1: possui as escalas 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125.
  • Nº 2: possui as escalas 1:100, 1:200, 1:250, 1:300, 1:400, 1:500.
  • Nº 3: possui as escalas 1:20, 1:25, 1:33, 1:50, 1:75, 1:100.

Dentre esses, o escalímetro Nº 1 é o mais utilizado e por isso será explicado abaixo para qual finalidade as escalas são usadas.

Escala 1:125

A escala 1:125 é normalmente utilizada para representar plantas, cortes e fachadas de casas e edifícios. Essa escala não permite um grau de detalhamento muito alto pois a sua redução é bastante acentuada.

Escala 1:100

Para projetos com dimensões reduzidas como residências unifamiliares, a escala 1:100 é bastante utilizada. Neste caso, cada metro de dimensão real é representado por 1 centímetro no desenho.

Escala 1:75

Essa escala também é bastante utilizada em plantas, cortes e fachadas, proporcionando maior nível de detalhamento do que as escalas anteriores.

Escala 1:50

A escala 1:50 é muito utilizada pois permite uma visualização do desenho com detalhes. É muito utilizada para plantas e cortes em projetos.

Escala 1:25

A escala 1:25 permite ainda mais detalhamento de seus elementos porém, o tamanho de sua representação na folha de papel fica grande, dificultando a sua utilização.

Escala 1:20

Contém ainda mais detalhes e tamanho maior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais