Buscar

Como as altos teores de CO2 benefician as plantas

💡 4 Respostas

User badge image

Estefany Helena

A melhor conclusão a que os cientistas chegaram até agora é que o aumento do CO2 acelera a fotossíntese, o que faz com que as plantas cresçam, mas também faz com que elas sintetizem mais carboidratos, como a glicose, ao invés de outros nutrientes dos quais nós dependemos, como proteínas, ferro e zinco.

0
Dislike0
User badge image

Nicole Witt

Em plantas de metabolismo C3, a enzima rubisco, a enzima responsável pela fixação do CO2 em plantas que apresentam esse metabolismo, também apresenta a função oxigenase, fazendo com que as mesmas percam carbono para a fotorrespiração. Em atmosfera ricas em CO2, plantas com esse metabolismo, aumentam a afinidade da rubisco pelo CO2, reduzindo a perda de carbono para a fotorrespiração o que eleva a eficácia da fotossíntese.

Já plantas C4, estão na máxima da sua eficiência fotossintética de uso do CO2 devido a presença da PEP e da bainha de Kranz. Portanto, aumento de CO2 atm, não resulta necessariamente em aumento da taxa de fotossíntese para esse grupo de plantas.

Ao mesmo tempo, se a temperatura aumenta, a fotorrespiração aumenta em plantas C3, por isso é complexa a relação: mudanças climáticas, aumento de CO2 atm e alterações nas taxas de fotossíntese.

0
Dislike0
User badge image

Thainá Lycarião

O CO2 é utilizado na etapa da fase escura da fotossíntese para fixação do carbono e produção da glicose. Logo, o aumento de CO2 pode aumentar a produção de glicose, lembrando que também pode chegar ao ponto de saturação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais