Buscar

Quero saber como é feito o estudo de emissão de lumens de uma lâmpada fluorescente

💡 2 Respostas

User badge image

Alana Vieira

Isnaocnsaif
0
Dislike0
User badge image

Raquel Fernandes de Souza

O lúmen é uma unidade de medida indicada pelas letras lm que serve para padronizar as diferentes lâmpadas quanto à sua luminosidade. Com essa medida, é possível, por exemplo, determinar a eficiência energética de um produto ou a quantidade de luz que um ambiente necessita para funcionar adequadamente. É importante destacar que lúmens e watts se complementam, mas são diferentes. Enquanto o Lúmen é a unidade de medida da luminosidade, o Watts é a unidade de medida para calcular o consumo de energia de uma lâmpada. O sistema LED, considerado o mais econômico atualmente, tem lâmpadas que consomem entre 4W e 19W. Uma lâmpada incandescente, por exemplo, pode ter consumo superior a 200W. Lúmens e watts são unidades de medida que devem ser consideradas em conjunto para saber a eficiência de uma lâmpada. Eficiência luminosa é a relação entre a quantidade de luz que uma lâmpada produz (em lúmen) e a quantidade de energia que ela consome (em watt). Quanto mais lúmens por watt, mais eficiente é o produto. Um exemplo: para emitir aproximadamente 1000 lúmens, uma lâmpada LED precisa ter potência de 9 watts, enquanto uma fluorescente precisa ter 18W de potência e uma incandescente, 70W. Esse é um dos principais motivos da popularização das lâmpadas LED: ela é mais eficiente, ou seja, produz mais luz gastando menos.

Na verdade, existe diferença entre a eficiência de cada uma dessas lâmpadas, já que cada uma delas consegue emitir mais lúmens para cada watt consumido de energia. Confira as informações abaixo:

  • Lâmpadas incandescentes — Produzem, em média, 14 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 14lm/W).
  • Lâmpadas fluorescentes — Produzem, em média, 50 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 50lm/W).
  • Lâmpadas de LED — Produzem, no mínimo, 85 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 85lm/W).

As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as outras, gerando mais luminosidade com menor gasto de energia, refletindo em excelentes índices de economia.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais