Buscar

– Relacione os gastos militares da União Soviética com o fim do socialismo no Leste Europeu??

💡 1 Resposta

User badge image

Rafaela Alexandre

Entre outros fatores, podemos considerar que os gastos militares da União Soviética levaram aos movimentos que iniciaram a sua desintegração, que ocorreu no começo da década de 90.


A União Soviética, por razões estratégicas, gastava uma boa parcela de seu PIB com armamentos, aviões e veículos de combate. Isto se dava pois o mundo se encontrava na Guerra Fria, e a União Soviética, buscando vencer este conflito ideológico, fornecia armamento e equipamento para diversos países ao redor do globo. 


Com uma parcela cada vez maior do PIB comprometido com os gastos militares, que nem sempre traziam resultados positivos, como a derrota soviética na Guerra do Afeganistão (1979 - 1989), começaram a faltar produtos básicos. Para evitar maiores problemas, o líder soviético Gorbachev tentou implementar reformas estruturais para a economia e a política, mas estas reformas não deram bons resultados.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais