A maior rede de estudos do Brasil

Quais as quatro dimensões principais do desenvolvimento humano?


2 resposta(s)

User badge image

Ricardo jr

Há mais de um mês

Dimensão social, emocional, cognitiva e biológica.
Dimensão social, emocional, cognitiva e biológica.
User badge image

Eliziane Da Veiga Deutner

Há mais de um mês

Dimensão biológica: refere-se ao organismo, suas especificidades e a possibilidade de aprendizagem e construção de esquemas de ação sobre o mundo, nesse aspecto Piaget apontou duas funções que são comuns a vida e ao conhecimento, o de conservação da informação e da antecipação. A conservação da informação está relacionada a memória na qual ocorre a aquisição de um determinado conhecimento para depois ocorrer a conservação da aprendizagem adquirida, toda a informação absorvida do meio externo está diretamente relacionada a um esquema interno, seja ele bem ou mal estruturado, isso garante ao indivíduo a capacidade de se adaptar às diversas situações que lhe aflige. Os conhecimentos são classificados em três: o hereditário, une as informações hereditárias do sujeito com as informações ao meio que o sujeito atua; o das formas logicas-matemáticas, que vão sendo construído ao longo do contato com os objetos, porem dispensando-os; e o conhecimento das formas adquiridas que são as experiências que o sujeito realiza sobre o objeto que lhe fornecem informações sobre suas características.

Dimensão cognitivas: refere-se especificamente as questões psicológicas da aprendizagem e são classificadas em três tipos:

a) O primeiro diz que o sujeito adquire uma nova conduta depois da experiência;

b) O segundo, aprendizagem de regulação que conduz a transformação do objeto e suas relações reciprocas, ou seja, tem o intuito de reavaliar o que era considerado resultado;

c) O terceiro é a aprendizagem estrutural, está associada ao surgimento das estruturas logicas do pensamento, permitem o sujeito organizar uma realidade compreensível e equilibrada, é composta por elementos já vividos e organizados.

Dimensão social: compõe o par ensino-aprendizagem, do qual ocorre o processo educativo. O contexto em que o sujeito histórico está inserido influi diretamente em sua individualidade, quanto a nacionalidade, a gostos, ao modo de vestir, agir, ver o mundo. A educação desempenha um importante papel em como inserir o indivíduo no coletivo, instruindo-o a se movimentar, comunicar, chorar, expressar, ou seja, adquire e desenvolve conhecimentos e comportamentos relativos as relações e convenções sociais. No movimento do construir, descontrair, modificar e evoluir, a educação garante a continuidade do processo histórico e da sociedade.

Processo de aprendizagem como função do eu: influencia na formação do sujeito, a educação permite manter controle em suas forças e obras culturais, a criança aprende a controlar seus impulsos, aprende a organizar informações sensórias de forma que sejam utilizados, pensados recordados e sonhados. Existem dois tipos de elementos que ficam em forma de barreira para proteger a emoção da realidade e a realidade da emoção, os elementos alfas “são captados em uma experiência emocional e integrados ao conhecimento como partes da pessoa”, e os elementos beta que “entrariam no sujeito como coisas não-digeridas” formando uma base sem utilidade para imaginação e inteligência. A função mediadora do ego permite a aceitação da realidade diante do princípio do prazer, pois sua capacidade de pensar possibilita discernir entre o que convém e o que não convém em cada situação, evitando, de maneira racional, a necessidade de reprimir. A aprendizagem integra a educação e o pensamento em um só processo, uma vez que ambos se viabilizam na efetivação do princípio de realidade

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes