Buscar

Quais são as diferenças entre autoaprendizagem autônoma e autoaprendizagem dirigida?

💡 3 Respostas

User badge image

Leticia Monteiro

.È preciso distinguir entre auto-aprendizagem autônoma – que se refere ao modo não ordenado e assistemático como o autodidata procura, seleciona materiais e estuda, pesquisa sem apoio externo, i. e., por conta própria; e auto-aprendizagem dirigida – a aprendizagem organizada e sistemática que se processa, na ausência do professor, mas com o apoio de um material-guia especialmente preparado para esse fim- um material organizador de sua auto-aprendizagem.
A auto-aprendizagem dirigida ou guiada é uma forma diferente e específica de aprender; mas se inscreve como uma variante especial da “aprendizagem” e, no ensino a distância, comporta os mesmos critérios básicos que devem estar presentes no material instrucional que orienta o estudo.
Superada a dicotomia “presencial x à distância”, todo aprendiz deve:
· Desenvolver capacidades de estudo independente;
· Construir conhecimentos relevantes significativamente aprendidos, enriquecidos, ampliando e modificando as estruturas cognitivas;
· Exercitar operações de pensamento que propiciem o desenvolvimento de habilidades e capacidades necessárias ao cidadão profissional que está sendo formado.

Portanto, o material instrucional destinado à aprendizagem dirigida deve oferecer condições de o aluno cumprir essas três funções e, para tal, deve:
· deixar um amplo espaço para a iniciativa dos destinatários e sua exploração pessoal;
· apresentar conteúdos, proporcionando a informação para que o aprendiz se aproxime, progressivamente, de um conhecimento verdadeiro e não, de fragmentos.
· propor e estimular exercícios e atividades de investigação, oferecer espaço para a re-descoberta, propiciar momentos de reflexão encaminhados para o desenvolvimento do pensamento autônomo e de outras operações de pensamento
0
Dislike0
User badge image

Alice Vieira

auto-aprendizagem autônoma – que se refere ao modo não ordenado e assistemático como o autodidata procura, seleciona materiais e estuda, pesquisa sem apoio externo, i. e., por conta própria; e  auto-aprendizagem dirigida – a aprendizagem organizada e sistemática que se processa, na ausência do professor, mas com o apoio de um material-guia especialmente preparado para esse fim- um material organizador de sua auto-aprendizagem. A auto-aprendizagem dirigida ou guiada é uma forma diferente e específica de aprender; mas se inscreve como uma variante especial da “aprendizagem” e, no ensino a distância, comporta os mesmos critérios básicos que devem estar presentes no material instrucional que orienta o estudo.
0
Dislike0
User badge image

sandra denise Oechsler

A AUTOAPRENDIZAGEM DIRIGIDA NECESSITA DA PRESENÇA DE UM PROFESSOR, ENQUANTO A AUTOAPRENDIZAGEM AUTONOMA O ALUNO SELECIONA MATERIAIS POR CONTA PROPRIA, PESQUISA SEM APOIO.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais