Buscar

3- Explique o significado do termo “Capitalismo de Estado”?

💡 3 Respostas

User badge image

my name is Sillas

Seria, talvez, o corporativismo. Quando o estado implanta dinheiro na economia tentando melhorá-la, mas na verdade sempre a quebra.
0
Dislike0
User badge image

Rodrigo Chaves

O conceito de Capitalismo de Estado abrange dois significados distintos. O primeiro significado refere-se aos países designados de socialistas, que se caracterizam por manter a exploração dos trabalhadores

0
Dislike0
User badge image

BRUNA FERREIRA MIGUEL

conceito de Capitalismo de Estado abrange dois significados distintos. O primeiro significado refere-se aos países designados de socialistas (URSS e Cuba, por exemplo), que se caracterizam por manter a exploração dos trabalhadores via extração da mais-valia, tal como no capitalismo privado, mas onde o Estado se transforma no principal proprietário. O Estado possui o monopólio dos meios de produção e extrai a mais-valia e a redistribui, além do investimento no processo de acumulação de capital, entre os burocratas, que passam a usufruir de diversos privilégios, formando uma burguesia de Estado. O segundo se refere a países capitalistas com forte intervenção do Estado na economia, onde este se esforça para desenvolver as forças produtivas, opondo-se assim ao liberalismo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo_de_Estado#:~:text=O%20conceito%20de%20Capitalismo%20de%20Estado%20abrange%20dois%20significados%20distintos.&text=O%20segundo%20se%20refere%20a,opondo%2Dse%20assim%20ao%20liberalismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais