Buscar

Como a literatura brasileira teve influência da literatura africana?

💡 1 Resposta

User badge image

Rosan Almeida

Influências lingüísticas – Babá, bagunça, cachaça, caçula, cafuné, capenga, quitute, samba, bunda, sunga, tanga, lengalenga, fubá, fungar, xingar, zangar, xodó... seria possível prosseguir quase interminavelmente a lista de vocábulos utilizados no Brasil que derivam de línguas africanas. Só na Bahia, registram-se 5000 desses vocábulos, afirmou em sua palestra a professora Yeda de Castro, autora do livro Falares Africanos na Bahia, publicado pela Editora Lidador.
famílias lingüísticas africanas que deixaram vestígios no português falado no Brasil e dos níveis socioculturais da linguagem de origem africana. Além da linguagem popular na Bahia, por exemplo, ressalta-se aqui a chamada língua-de-santo. As origens remontam em especial ao banto, mas também ao kwa, ewe-fon, iorubá, aos falares dos grupos ambundos, congos e ovimbundos, que chegaram ao Brasil provenientes da Costa dos Escravos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais