Buscar

enfim, qual a dimensão e significado da liberdade. Refletindo sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:


2.

Os primeiros que sistematizaram o conceito de liberdade foram os gregos. Assim, na sua gênese, a liberdade era usada para designar a diferença que existia entre os homens livres e os escravos. Por isso, no decorrer dos tempos, a ética se faz presente no campo da liberdade, como forma de trazer à tona que tipo de liberdade que se tem, que já se teve, que liberdade se almeja; enfim, qual a dimensão e significado da liberdade. Refletindo sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:


I- A ética e a liberdade estão interligadas, sendo que a liberdade e a falta da liberdade sempre foi o centro das preocupações éticas da existência humana.

II- A liberdade pode ser compreendida como independência e autonomia, ou seja, uma pessoa ou uma comunidade quando organiza-se a seu modo, de forma autônoma e independente, é caracterizada como livre.

III- A ética e a liberdade não podem estar em sincronia, pois esses dois valores são caracterizados como opostos, visto que uma impõe regra e a outra determina a libertinagem na sociedade.

IV- A ética e a liberdade podem ser consolidadas na sociedade, porém, atualmente, elas são ameaçadas e comprometidas por comportamentos desumanos e por estruturas institucionais políticas e econômicas, que coercitiva e ideologicamente oprimem e tolhem valores de bom convívio.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:



a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.



b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.



c) Somente a afirmativa IV está correta.



d) As afirmativas I, II e III estão corretas.


 

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais