Buscar

Qual o uso e finalidade dos 5 tipos de grades agrícolas?

💡 1 Resposta

User badge image

Jonas M. Cunico

1.Arados

Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver.


A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade.


Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.


Arados de Discos

Os arados de discos são formados pelos discos, colunas e cubos; são acoplados ao trator agrícola por meio dos três pontos.


Os discos podem ter números e tamanhos diferentes. Sua principal função é promover o corte, elevação e mobilização da leiva.


Arados de aiveca

Os arados de aiveca apresentam uma superfície torcida que recebe o nome de “aiveca”.


Essa superfície é responsável por elevar, torcer e inverter parcialmente a leiva cortada.


2. Subsolador

O subsolador vem sendo bastante utilizado atualmente, especialmente na cultura da cana.


Ele serve para romper camadas compactadas geralmente presentes nas camadas inferiores do solo.


Devido ao intenso tráfego de máquinas pesadas nas lavouras, as camadas inferiores acabam ficando mais compactadas ou adensadas.


No entanto, é importante lembrar que passar o subsolador não resolve o problema de compactação do solo, sendo uma medida paliativa.


Veja mais sobre isso no artigo “7 segredos da alta produção agrícola que ninguém te conta”.


Além disso, existem no mercado diferentes tipos de subsoladores, os quais atuam em uma camada superior a 30 cm de profundidade.


Trata-se de um implemento robusto que demanda grande força de tração.


A subsolagem é uma das operações de maior custo operacional, visto que necessita de tratores potentes e grande consumo de combustível.


3. Grades aradoras e niveladoras

As grades aradoras intermediárias ou pesadas realizam em uma só operação a aração e a gradagem. O perfil de solo revolvido é superficial, cerca de 10 a 15 cm.


O solo que foi preparado com esse tipo de implemento, especialmente em casos inadequados como em solo úmido, apresenta descontinuidade entre o perfil preparado e o solo abaixo.


As consequências deste preparo são comumente conhecidos como “pé de grade” que é uma camada com 5 cm ou mais de espessura endurecida ou compactada.


4. Pulverizadores

Embora seja cada vez mais comum os pulverizadores autopropelidos, aqueles de alta performance e que não permitem desacoplamento, os pulverizadores tratorizados ainda são muito comuns.


Dessa forma, esse é um dos tipos de implementos agrícolas mais importantes e que pode nos acompanhar durante todo o ciclo da cultura.


Especialmente porque, mesmo que você faça plantio direto e não utiliza os implementos de solo, muito provavelmente utilizará o pulverizador.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais