Buscar

Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1] - UVA

Olá Estudantes,

O Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), no entanto, muitos dos projetos propostos para melhor a mobilidade nas cidades não foram finalizados a tempo dos eventos. Nesse sentido, vale destacar que tais projetos – concebidos em períodos anteriores a realização desses eventos - tinham como proposta atender a sua população. Muitos desafios deveriam ser concluídos antes do início de eventos dessa magnitude, quais sejam: infraestrutura, transporte, segurança, hotelaria, e, sobretudo de acessibilidade. 

A partir desse cenário e considerando as temáticas discutidas pelas Unidades 1 e 2 da nossa disciplina, avaliem qual o aspecto mais relevante para a elaboração de um projeto dessa magnitude, ao tempo que apontam exemplos que ilustrem o posicionamento adotado.

 

Indicação de leitura:

CARVALHO, Fábio. Gestão de Projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Págs: 19 a 31.

NEWTON, Richard. O Gestor de Projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Págs: 05 a 09.

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Ferraz

A partir do conhecimento dos recursos e técnicas aplicadas no passado desde as primeiras civilizações, temos um orientador para os gerenciamentos atuais. Novas técnicas, produtividade, os desafios, as soluções dadas, todas essas etapas são fundamentais no processo de gerenciamento do projeto. A história da civilização deixa claro o gerenciamento de projetos desde a construção das pirâmides até a crescente globalização do mundo moderno.

Identificar as partes interessadas e conhecer os conceitos fundamentais como projetos, trabalhos operacionais, planejamento estratégico, escritório de projeto, programa e portfólio, oferece um diferencial para a equipe, dando capacidade e habilidade em solucionar os problemas das etapas de forma alinhada aos princípios de gestão do projeto. Novos desafios estão surgindo para serem cumpridos na área de gerenciamento de projetos e serão cumpridos de acordo com suas diretrizes.

Nada disso funciona senão houver um objetivo claro, um cronograma real, recursos materiais, econômicos e humanos. Uma falha nunca é contabilizada sozinha e cada etapa tem um efeito sobre as demais, não como uma precedente, mas como uma complementar. As melhores práticas estão alinhadas para garantir o sucesso e são diversos os fatores que podem leva-los também ao fracasso, como orçamento mal executado, entregas fora de prazo, falta de motivação,falta de habilidades gerenciais, RH e materiais

Alguns pontos de atenção devem ser observados para um projeto bem-sucedido, ele precisa de entregas bem planejadas, ser completado dentro do cronograma aprovado, ser executado dentro do orçamento , ser entregue de acordo com todas as especificações funcionais, de desempenho e de qualidade, alcançar todas as suas metas, objetivos e propósitos e atender a todas as expectativas das partes interessadas.

As Empresas estruturam-se de maneira a influenciar na tomadas de decisão dentro da organização,seja na autonomia do gerente de projeto e do gerente funcional e no gerenciamento de recursos, sendo elas funcional, matricial (forte, fraca e balanceada) e projetizada.

Sobre o ciclo de vida, possui uma estrutura básica composta por início do projeto onde é definido seu objetivo, identificada as partes interessadas até onde elas influenciam e as estimativas de custos. Na fase de organização e preparação o processo de planejamento é realizado com o refinamento do escopo e definir o que deve ser feito pelo projeto. Processos de execução de trabalho visam o alcance dos objetivos propostos envolvendo recursos e pessoas. No Monitoramento e controle, verifica se o projeto está sendo realizado dentro do plano e caso não esteja, medidas corretivas são realizadas.

Durante a fase final no processo de encerramento, são formalizados todos os encerramentos das atividades de todos os grupos envolvidos com o objetivo de concluir o projeto ou uma fase.

Deixo aqui uma interessante reportagem da BBC sobre os jogos Olímpicos do Japão e seus gastos de cera de US$ 35 bilhões e que pelo advento da pandemia precisou se replanejar com a queda de sua receita bilionária de seus patrocinadores.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58059432 (Links para um site externo.), visitado em 21/10/2021.

Inegavelmente Barcelona foi um dos maiores legados e com o distanciamento de anos podemos perceber o quanto foi importante o planejamento realizado que deixou frutos perpetuados desde 1992, levando Barcelona para um dos lugares mais visitados pelos turistas.

http://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/09/barcelona-maior-legado-olimpico-da-historia-e-referencia-para-rio-2016.html (Links para um site externo.), visitado em 21/10/2021.

8
Dislike0
User badge image

Tiago Martins

DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

0
Dislike6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais