Buscar

- Qual a diferença dos canais iônicos do marcapasso (NSA) e do miócito contrátil? Qual íon é responsável pelo "acoplamento" da excitação elétrica?

💡 4 Respostas

User badge image

Rodrigo Troncoso-Boa Sorte

1. No músculo cardíaco, o potencial de ação é causado pela abertura de canais rápidos de sódio. Enquanto isso, tanto os miócitos do músculo estriado cardíaco, quanto as células do NSA possuem os mesmos canais rápidos de sódio ativados por voltagem, mas também, canais lentos de cálcio; 2. Quando os canais de sódio-cálcio estão abertos nas células do NSA, a célula diminui a permeabilidade para o potássio, fato que não ocorre nas células do músculo esquelético As células do NSA são autoexcitáveis, em virtude da alta concentração de sódio no LEC e a quantidade de canais de sódio abertos. O íon responsável pelo acoplamento excitação-contração é o cálcio (Ca2+) 

8
Dislike2
User badge image

Rodrigo Troncoso-Boa Sorte

As células do NSA não possuem potencial de repouso verdadeiro e platô já os miócitos sim. E exibem diferentes potenciais de ação em relação aos miócitos. Ou seja, o período refratário do músculo cardíaco é mais longo no músculo cardíaco no que as células do NSA.

O NSA tem início com os canais engraçados ou potencial marca-passo que se abrem quando a voltagem está menor que 40 milivolts, normalmente entre -60 e -40mvl, com a entrada de Sódio (Na+), chegando nesse limiar de -40mlv, os canais de Cálcio (CA++) se abrem com influxo dos mesmos, fase ascendente, despolarizando a célula até o pico de +10 milivolts  despolarizando a célula, os cabais de CA++ inativam e os canais de Potácio (k+) se abrem e os íons deixam a célula, repolarizando voltando para -60mvl. 

As células contrateis tem um potencial de repouso estável de -90 mlv, quando recebem estímulo de íons positivos CA++ e Na+, iniciam a despolarização para o limiar de -70mlv, neste ponto canais velozes de Sódio se abrem, criando o influxo de (Na+), elevando a voltagem; e canais de CA++ tipo L tmbm se abrem em -40mlv com influxo lento, fase de despolarização. No pico os canais de sódio se fecham rapidamente, cálcio se mantém, causando uma repolarização precoce. A entenda de Cálcio e saída de sódio provocam um equilíbrio, fase platô ou plateau. Com o fechamento dos cabais de cálcio ocorre a despolarização pois predomina o efluxo de potássio-K+.  A entenda de cálcio libera mais cálcio dentro da própria célula que propicia a contração muscular por filamento deslizante. 


 


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais