Buscar

quando o princípio de le chatelier pode ser aplicado?

💡 3 Respostas

User badge image

Leticia Graft

A análise da variação da concentração de uma substância em um equilíbrio químico é tratada em todos os livros e os casos mais comuns são exemplos em solução aquosa ou reações gasosas que ocorrem em um volume total constante. Nestes casos, o Princípio de Le Chatelier pode ser aplicado literalmente: “aumentando a concentração de um participante, o equilíbrio se desloca na direção de seu consumo [...]” (TC, p.439). Em nenhum dos livros são abordados os casos em que a aplicação do princípio pode levar a conclusões equivocadas, como na adição de um constituinte a pressão constante (KATZ, 1961 e QUILEZ et al., 1993) ou no caso da diluição de uma solução aquosa em equilíbrio químico. Neste último, o aumento do volume do sistema provoca a diminuição simultânea de todas as concentrações dos participantes do equilíbrio e, desta maneira, o sentido da alteração do estado de equilíbrio só pode ser verificado através da análise correta da equação da constante de equilíbrio Kc (TYSON et al., 1999; ALLSOP e GEORGE, 1984).

0
Dislike0
User badge image

Prof Michel Fonseca

Boa tarde Érika, tudo bom ?

O princípio de Le Chatelier pode ser aplicado a qualquer fator que faça com que desloque o equilíbrio de uma reação química. Basicamente é uma maneira de diminuir os efeitos desses fatores, reequilibrando o sistema.

Dentre os fatores estão:

1- Alteração da concentração, onde: a) se retirar ou diminuir parte dos produtos, a reação se desloca para formação de produtos; b) se retirar ou diminuir parte dos reagentes, a reação se desloca para a formação de reagentes; c) se adicionar reagentes, a reação se desloca para formação de produtos e d) se adicionar produtos, a reação se desloca para reagentes.

2- Alteração da pressão, onde: a) se pressão aumentar em uma eventual compressão, a reação se desloca para o sentido de MENOR volume e b) se a pressão diminuir, o equilíbrio se desloca para o sentido de MAIOR volume.

3- Alteração da temperatura, onde: a) se a reação é endotérmica (recebe energia), este aquecimento favorece deslocamento para os produtos; b) se reação exotérmica (libera energia), o deslocamento é no sentido dos produtos, caso o meio seja resfriado; c) se reação exotérmica e o meio for aquecido, o deslocamento é para os reagentes.

**Se fez sentido, curta para que possamos continuar ajudando mais pessoas.

Abraços

0
Dislike0
User badge image

Cristiane Presaniuki Vitorino

princípio de Le Chatelier aplica-se da mesma forma que na mudança de concentração de reagentes. Um aumento de temperatura implica em mais energia disponível para reação, logo há um favorecimento de reações endotérmica. Por outro lado reações exotérmicas são favorecidas quando a temperatura do sistema é diminuída.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais