Buscar

Quais podem ser as melhores práticas para uma gestão empresarial eficiente?

💡 3 Respostas

User badge image

Reginaldo Santos

Organização, pois uma empresa organizada, com o adendo do sistema ERP tem controle total de tudo o que passa da empresa. Além disso, entra também a inovação. A empresa que continua a se reinventar, toma a liderança quando trata-se de demanda do mercado.

2
Dislike0
User badge image

Sahara Pinheiro

Organização, Gestão financeira e boas estratégias de marketing.
1
Dislike0
User badge image

Russana B Melo

1. Dê atenção para a gestão de pessoas

A base de qualquer empresa são as pessoas. A equipe de marketing pensa em como atrair o consumidor, o pessoal do atendimento ao cliente resolve os problemas e garante a fidelização, os vendedores fazem a linha de frente no ponto de venda etc.

Se os colaboradores são tão importantes assim, nada mais justo do que dar uma atenção especial para eles, concorda? A gestão empresarial precisa, portanto, valorizar os funcionários. Isso pode e deve ser feito por meio de treinamentos para capacitar os seus liderados, planos de carreira, metas bem-definidas, bônus por produtividade e outras abordagens voltadas para a gestão estratégica de pessoas.

2. Utilize ferramentas para otimizar a sua gestão

Gerenciar uma organização é uma atividade desafiadora, que demanda flexibilidade, agilidade e foco. Você sabe quantas tarefas tem para resolver durante o dia? E quais as suas prioridades? São muitas demandas e atribuições para o profissional administrar simultaneamente — e, com frequência, pode ser complicado saber quais delas necessitam de mais atenção.

Quem deseja alcançar bons resultados deve ter precisão nas atividades diárias. Portanto, por que não contar com a ajuda da tecnologia nessas horas? Conheça algumas ferramentas, a seguir, que auxiliam na gestão empresarial.

Evernote

Evernote é um software que permite o gerenciamento de projetos por meio de listas, notas, pesquisas, anexos e organização eficiente. Se você quiser, também é possível transformar suas anotações e seus arquivos em uma sequência de slides de forma simples e rápida. Assim, fica mais fácil apresentar ideias e direcionamentos em reuniões de equipe, por exemplo.

DropBox

DropBox é um sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem — ou seja, de maneira centralizada e protegida. Todas as informações e documentos podem ser acessados de qualquer lugar, desde que a pessoa tenha permissão para isso. Inclusive, você pode controlar quem consegue ver cada conteúdo e dar o acesso a vários colaboradores ao mesmo tempo.

CamScanner

CamScanner é uma ferramenta mobile que digitaliza documentos, além de sincronizá-los e arquivá-los. O aplicativo é ideal para quem necessita trabalhar com documentos frequentemente. A sua interface é de fácil utilização, e você pode até compartilhar os arquivos via bluetooth ou exportar em PDF, bem como enviá-los por e-mail ou redes sociais.

Trello

Um dos softwares de gestão mais usados no mundo, o Trello se assemelha ao Evernote em sua função; contudo, é bem mais dinâmico e flexível. Além disso, é uma maneira de integrar todos os colaboradores. Nele, você poderá controlar projetos em andamento, delegar funções e tarefas e criar listas e cartões para organização e monitoramento, além de anexar arquivos, fotos e pesquisas, entre outros.

3. Faça um planejamento produtivo de sua gestão empresarial

Todo gestor sabe que para gerenciar um negócio é necessário seguir um planejamento estratégico, mas nem sempre isso é feito do jeito certo. É essencial criar um plano de ação que seja, de fato, produtivo. Em outras palavras, precisa ser voltado para a administração efetiva, controlada e sustentável dos recursos que a empresa utiliza na execução de produtos e serviços.

O foco do planejamento produtivo, naturalmente, é a otimização da produtividade. Para isso, são implementadas medidas que retenham desperdícios, custos elevados e gastos desnecessários. Nesse caso, o gestor precisará prever todas as etapas do processo para, então, torná-lo mais ágil e efetivo, impactando positivamente os lucros e todos os setores da empresa.

4. Implemente métricas e KPIs

Os KPIs — Key Performance Indicators — são indicadores-chave de desempenho que permitem a análise de métricas relevantes ao negócio. Por meio deles, são identificados os pontos fortes da estratégia e quais precisam ser melhorados para que se consiga atingir os resultados. Esse é um método eficiente de mensuração, assim como para apresentar os dados à equipe.

A definição e a implementação de métricas e KPIs devem ser feitas antes da execução dos projetos. É possível medir os resultados de acordo com cada setor, além de analisar técnicas e soluções de melhorias para otimizar a produtividade. Assim, o gestor consegue comunicar-se com seus colaboradores e alinhá-los ao objetivo do negócio, fazendo com que se envolvam nas decisões.

5. Otimize os processos internos

Ao longo da vida de uma empresa vários processos são criados para resolver problemas ou suprir uma demanda pontual. Depois de algum tempo, eles ficam obsoletos e atrapalham a continuidade do trabalho, sendo úteis apenas para gerar burocracia.

Você precisa evitar esse tipo de situação. Então, avalie cada processo interno e os adéque às métricas atuais e aos objetivos da companhia. Elimine o desnecessário, busque melhorias e mantenha o que funciona bem. Além disso, faça uma revisão periódica dos processos, para evitar que alguma atividade obsoleta consuma o seu lucro e atrapalhe a produtividade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais