Buscar

Quando não se encontra na literatura acerca do que se pesquisa, como fazer a revisão de literatura?

💡 1 Resposta

User badge image

Jairzinho Rabelo

A revisão da literatura pode ser feita em três momentos: dentro de um tema para lhe dar alguns insights (ou lhe tolher a possibilidade de pensar diferente); após ter o objetivo, para confirmar se ele é ou não inédito; e para ajudar na interpretação dos resultados.

A revisão da literatura que aparece no início das teses é lenda. Não deveria estar ali. É apenas um texto para o aluno mostrar para a banca que foi aplicado e leu os trabalhos relevantes da área. Portanto, com finalidade didática, mas não científica.

Num texto científico, informações da literatura (obtidas com a leitura dos textos coletados na revisão da literatura) entram em algumas partes, como Introdução, Métodos e Discussão.

Assim, se você estiver buscando ideias para um tema, a ausência de literatura talvez o conduza a outro tema; mas pode também ser o estímulo para investigar algo onde ninguém sabe nada.

Veja, busque um problema relevante... esse vem de sua observação e crítica frente àquilo que percebe. Agora, aposte num objetivo que se encaixe nesse problema. Para isso, deverá ter informações que sugiram que esse objetivo é coerente. Essas informações geralmente estão na literatura e você as encontra pela revisão. Se não encontra essas informações, então não há como fundamentar seu objetivo. Se busca literatura para explicar os dados de seu estudo (já com os dados coletados), então a ausência de literatura fará você concluir apenas a partir de seus dados, sem extrapolar.

Mas note que é difícil não haver literatura. Há um trabalho na revista Nature em que na Introdução os autores usam informações sobre galinhas, para justificar um estudo que foi feito em peixes. O que norteia isso são as ideias gerais e não os detalhes. Então, dizer que não há estudo pode ser precipitado. Veja se não pode trabalhar com conceitos mais amplos e, com isso, conseguir trabalhos na revisão.

Mas, se realmente não há estudos, fale o que sabe sobre o estudo... mas é bem provável que aí apareça alguma informação específica que precisará de fonte bibliográfica.

O importante é que qualquer fundamentação seja feita com informações que os cientistas aceitem. Podem ser da literatura ou mesmo informações pessoais. Estas últimas são razoáveis na Introdução (pois está validando uma ideia) e não na Discussão ou Metodologia (onde se fundamenta uma resposta = conclusão).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais