Buscar

Existem diferenças teóricas entre psicologia organizacional e do trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

walter

Muito embora as duas estejam interligadas, elas não são exatamente a mesma coisa. A Psicologia Organizacional, como o próprio nome diz, está ligada a uma organização ou empresa. Por isso, a sua atuação é voltada para atender às necessidades dos vários setores do empreendimento. Seu objetivo é aprimorar o trabalhador para que gere melhorias para a organização e, assim, promover também melhorias para ele mesmo.

Já a Psicologia do Trabalho é mais abrangente, uma vez que nem todo trabalho depende de uma empresa. Consideremos, por exemplo, um trabalhador rural e seu ambiente de trabalho, que é o campo. Essa área da psicologia estuda o homem em seu ambiente laboral, garantindo a sua saúde e a segurança em seu trabalho, independentemente se é ou não em um ambiente empresarial.

Fonte: https://www.faculdadeide.edu.br/blog/o-que-e-a-psicologia-organizacional-e-do-trabalho-como-ela-atua/#:~:text=A%20Psicologia%20Organizacional%2C%20como%20o,a%20uma%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20ou%20empresa.&text=J%C3%A1%20a%20Psicologia%20do%20Trabalho,trabalho%2C%20que%20%C3%A9%20o%20campo.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A psicologia do trabalho estuda o homem em seu ambiente ocupacional — o que não depende, necessariamente, de ele estar empregado em uma empresa. Seu conceito está ligado à capacidade de o indivíduo produzir, além de proventos, um ambiente onde possa socializar e realizar atividades que colaborem para o seu desenvolvimento.

Já a psicologia organizacional estuda a empresa em seus diferentes aspectos, integrando pessoas e recursos, os quais possibilitam o seu funcionamento.

A integração dessas duas disciplinas é responsável por levar às organizações importantes diferenciais competitivos, além de, juntas, fornecerem diversos indicadores para a área.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais